Daniella Ribeiro, senadora pelo Progressistas-PB, apresentou projeto de lei nesta terça-feira (16) para que grávidas e puérperas sejam incluídas nos grupos prioritários para receber a vacina contra a Covid-19. A senadora tomou a iniciativa de pedir a prioridade para grávidas e puérperas após ser alertada por médicos que relatam a gravidade da doença quando acometem gestantes e puérperas, ainda que elas não tenham comorbidades.
O projeto, se aprovado, altera a lei que dispõe sobre a organização das ações de Vigilância Epidemiológica, sobre o Programa Nacional de Imunizações. “Sabemos que o ideal é que toda a população seja vacinada, e essa é a nossa maior luta. Todos precisam da vacina, mas enquanto enfrentamos a escassez, precisamos priorizar os mais vulneráveis, entre eles as grávidas e puérperas”, afirmou a senadora.
Se aprovado, o projeto garantirá a vacinação de grávidas e puérperas logo após o grupo de pessoas com mais de 65 anos de idade. Na justificativa, a senadora destacou a o alerta repassado por profissionais de saúde sobre o maior risco de mulheres grávidas desenvolverem a Covid-19 de forma grave. Inicialmente não recomendada para esse público, agora a Organização Mundial de Saúde recomenda que cada situação seja discutida e analisada entre médico e paciente. A própria OMS também alerta para os riscos da Covid-19 em grávidas.
Daniella Ribeiro pede que grávidas e puérperas sejam incluídas em grupos prioritários para vacina da Covid-19
A senadora defende a vacinação para todos, mas diante da escassez de doses, pede que grupos vulneráveis sejam vacinados primeiro para evitar um maior número de mortes
Leia Também
Leia Também
ACHAMOS QUE VOCÊ VAI GOSTAR
#PUBLICIDADE#