22.1 C
João Pessoa

DATAFOLHA: Quais os grupos que mais aprovam ou rejeitam Lula e Bolsonaro

Pesquisa ouviu 2.556 pessoas nos dias 22 e 23 de junho em 181 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (23) pela Folha de S. Paulo mostra o ex-presidente Lula (PT) na liderança da corrida eleitoral com 47% de intenções de voto no primeiro turno, contra 28% de Jair Bolsonaro (PL). Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro com 8%.

A pesquisa ouviu 2.556 pessoas nos dias 22 e 23 de junho em 181 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

Leia Também

Se considerados somente os votos válidos, Lula venceria no primeiro turno com 53% dos votos válidos.

Recortes

A pesquisa também fez recortes de intenção de voto entre os dois candidatos que seguem na liderança da corrida pelo Planalto:

O levantamento aponta que o petista tem larga vantagem na região Nordeste. São 59% contra 19% de Bolsonaro. Já no Sudeste, Lula perde vantagem mais ainda segue na frente – com 43% a 29%.

Lula também vai melhor entre os jovens de 16 a 24 anos (54% a 24%), e ainda entre os menos escolarizados que possuem ensino fundamental (56% a 22%) e os que ganham até 2 salários mínimos (56% contra 22%).

Já no seguimento evangélico, Bolsonaro ampliou a vantagem: A intenção de voto nesse grupo era de 39% e oscilou para 40%. Já Lula oscilou para baixo, de 36% para 35%.

O atual chefe do Executivo federal também tem maior intenção de voto entre os mais ricos, que ganham mais de 10 salários mínimos. Nessa faixa, registra 47% das intenções de voto. Entre os empresários, chega a 43%.

Rejeição

Bolsonaro é mais rejeitado entre os seguintes grupos:

  • Desempregados (66%)
  • Pretos (63%)
  • Nordestinos (62%)
  • Estudantes (62%)
  • Mulheres (61%)
  • Católicos (61%)
  • Jovens (60%)
  • Mais pobres (60%)

Já a maior rejeição ao ex-presidente Lula é encontrada entre:

  • Empresários (61%)
  • Mais ricos (57% entre quem ganha de 5 a 10 mínimos e 52% entre quem tem renda acima de 10 mínimos)
  • Pessoas com nível superior (46%)
  • Evangélicos (46%)
  • Espíritas (46%)
  • Moradores do Centro-Oeste (43%)
  • Homens (41%)

 

 

#PUBLICIDADE#

Mais Lidas

Pesquisa OPUS: João Azevedo cai e Pedro encosta. Nilvan e Veneziano empatam

Pesquisa do Instituto Opus, contratada pelo Portal da Capital, traz os primeiros números do atual cenário da corrida eleitoral...

Resultado de pesquisa para governador da Paraíba já tem data para ser divulgada; veja

A corrida eleitoral para governador e senador na Paraíba vai ter a primeira pesquisa contratada pelas TVs Paraíba e Cabo Branco, que compõem a...

ENQUETE F5: Ricardo Coutinho lidera preferência na disputa ao Senado pela Paraíba

Enquete realizada pelo portal F5 Online sobre intenção de voto para os candidatos ao Senado na Paraíba mostra o ex-governador Ricardo Coutinho (PT) na...

Instituto Opus: Ricardo Coutinho lidera primeira pesquisa para o senado na Paraíba; Efraim cresce

Pesquisa do Instituto Opus, contratada pelo @portaldacapital, traz os primeiros números da Paraíba sobre a disputa ao Senado Federal. O levantamento realizou mil entrevistas...

DATAVOX: João Azevêdo lidera com 40,7% das intenções de voto na 1ª pesquisa para governo da PB em 2022

Realizada em parceria entre o Instituto Datavox e o portal PB Agora, a pesquisa aponta o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) em segundo lugar, com 14,2%. Em seguida vem o senador Veneziano Vital (MDB), com 6,6%, o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) com 5,9%, Nilvan Ferreira (PTB) com 3,2% e a vice-governadora do estado, Lígia Feliciano (PDT) com 1%. Indecisos somam 20,3%, enquanto brancos e nulos representam 8,1%.
#PUBLICIDADE#

ACHAMOS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

#PUBLICIDADE#