A Band tirou de circulação o helicóptero que servia de apoio a José Luiz Datena no Brasil Urgente. A decisão é parte da grande operação em andamento para sanar o prejuízo deixado pelos altos investimentos do programa Faustão na Band, que sairá do ar até o fim deste mês.
Lançada em janeiro de 2022, mas com produção iniciada ainda em 2021, a atração teria deixado um rombo que chega a R$ 100 milhões. É o dobro do que se comentava anteriormente. Três diretores do programa, incluindo Cris Gomes, o chefe maior, foram dispensados, além do próprio Faustão, alvo do salário mais alto da casa.
Consultada sobre essas cifras por meio de sua assessoria de comunicação, a Band informou que não vai se manifestar.
O helicóptero do Brasil Urgente pertence à emissora, mas requer um custo operacional que, suspenso, pode amortecer a lista de demissão em andamento. A equipe responsável pela manutenção e utilização da aeronave já está avisada sobre a suspensão dos trabalhos.
Os cortes em estudo no momento vão definir a atração que sucederá o Faustão na Band. Um novo programa sob o comando de Zeca Camargo e Glenda Kozlowski vem sendo planejado para o horário, com transmissão ao vivo, capaz de absorver notícias quentes, e provavelmente sem auditório, primeiro item a se cortar da grande estrutura erguida para Faustão.
Na troca de um cenário megalômano por outro, mais enxuto do novo programa, será possível trazer de volta para a sede da sede da emissora, no Morumbi, o Masterchef, que foi desalojado de um dos estúdios para que Faustão ocupasse o seu espaço permanentemente.
O reality foi deslocado para os Estúdios Vera Cruz, em São Bernardo do Campo, alugados pela Band desde o ano passado, e lá vai permanecer pelo menos até o fim das gravações da temporada que está no ar.
Mesmo com todas as previsões de risco de um programa diário no coração da faixa nobre, horário em que já não exibia conteúdo de entretenimento fazia 20 anos, a Band apostou alto na perspectiva de alcançar pelo menos 6 pontos de audiência com Faustão. Mas o programa vem rendendo de 2 a 3 pontos de média diária em São Paulo.
Esse resultado é quatro vezes mais do que o horário na emissora registrava antes, com o culto evangélico de R.R. Soares, mas fica bem abaixo do que era necessário para cobrir tantos investimentos.
Com informações da Folha de S. Paulo