O apresentador da Rede Bandeirantes, José Luiz Datena, deve se filiar ao PSL e poderá entrar na disputa das eleições em 2022. A filiação foi acertada em um jantar na noite desta segunda-feira (28) que, além do jornalista, contou com a presença dos presidentes nacionais do MDB, deputado Baleia Rossi (SP), e do PSL, deputado Luciano Bivar (PE).
O encontro aconteceu em São Paulo e também teve a participação do deputado federal paraibano Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) e do ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia (sem partido-RJ).
“Tivemos uma reunião ontem. Eles têm essa intenção de que eu me filie pelo PSL e saia candidato a presidente da República”, disse Datena ao UOL. Segundo o site, o PSL quer fazer o anúncio da filiação nos próximos dias.
Ainda não está definido, no entanto, para qual cargo o comunicador concorrerá. Além da corrida ao Planalto, as possibilidades também incluem uma candidatura ao Senado ou ao Governo de São Paulo.
“Deixei garantido o Senado e o governo [de São Paulo]. Não está afastada nenhuma possibilidade. Pode ser até a terceira via, mas até agora eu não me defini”, afirmou Datena.
O apresentador já foi filiado a PT, Progressistas, PRP, DEM e, mais recentemente, MDB, pelo qual quase foi vice de Bruno Covas (PSDB) na disputa pela Prefeitura de São Paulo em 2020. No entanto, nunca chegou a concorrer de fato.
“Eu vou ser candidato. Agora só resta saber a quê”.
“Se houver chance real de partir para uma disputa presidencial, pode ser até que aconteça. Mas o meu foco principal, por enquanto, realmente seria Senado e governo, mas não está afastada a possibilidade de tentar ser candidato a presidente. Depende mais da avaliação do partido”, explicou Datena ao UOL.
Segundo o jornalista, a questão deve ser fechada após um entendimento com o presidente do Grupo Bandeirantes, Johnny Saad, onde Datena trabalha.