João Pessoa 31.13ºC
Campina Grande 29.9ºC
Patos 35ºC
IBOVESPA 127893.35
Euro 6.1231
Dólar 5.7655
Peso 0.0058
Yuan 0.7976
De Biden a Maduro: Líderes mundiais parabenizam vitória de Lula e falam sobre trabalhar com o novo presidente
31/10/2022 / 07:04
Compartilhe:

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceu Jair Bolsonaro (PL) em segundo turno na eleição mais disputada da história e governará o Brasil pela terceira vez a partir de 1º de janeiro de 2023.

Com 100% das urnas apuradas, o petista recebeu 60.345.999 votos e bateu o recorde de presidente mais votado no país, com uma porcentagem de 50,90%. Derrotado, o atual presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro obteve 49,10% dos votos – um total de 58.206.354.

Desde o anúncio do resultado, líderes de diversos países têm ido às redes sociais para saudar o novo presidente brasileiro. O norte-americano Joe Biden, que chegou a conversar diretamente por telefone com Lula na noite deste domingo, enviou os parabéns pela vitória “em uma eleição livre, justa e digna de confiança. Espero que possamos trabalhar juntos e manter a cooperação entre nossos dois países nos próximos meses e nos anos que virão”, diz trecho de documento divulgado pela Casa Branca.

O presidente do Peru, Pedro Castillo Terrones escreveu que o país felicita o presidente eleito, “trabalhador, sindicalista, lutador. Sua vitória é essencial para fortalecer a unidade da América Latina e a justiça social da Grande Pátria”.

Guillermo Lasso, presidente do Equador, disse que em “democracia, continuaremos a fortalecer a amizade e a cooperação entre nossos países, por dias melhores para nossos cidadãos. Nossa região continua se integrando na pluralidade”.

Nicolás Maduro, da Venezuela, comemorou a vitória do povo brasileiro que elegeu Lula neste 30 de outubro. “Viva os povos determinados a serem livres, soberanos e independentes! Hoje no Brasil a democracia triunfou. Parabéns Lula! Um grande abraço”.

O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, escreveu nas redes que já tinha tido a oportunidade de felicitar calorosamente a vitória de Lula. “Encaro com grande entusiasmo o nosso trabalho conjunto nos próximos anos, em prol de Portugal e do Brasil, mas também em torno das grandes causas globais”.

Andrés Manuel, presidente do México, publicou uma foto ao lado de Lula e escreveu que “haverá igualdade e humanismo” no Brasil a partir de agora.

Presidente da França, Emmanuel Macron disse que a eleição de Lula abre uma nova página na história do Brasil. “Juntos, uniremos forças para enfrentar os muitos desafios comuns e renovar o vínculo de amizade entre nossos dois países”.

Pedro Sánchez, presidente da Espanha, destacou que nessas eleições o Brasil “decidiu apostar no progresso e na esperança”. “Vamos trabalhar juntos pela justiça social, igualdade e contra as mudanças climáticas”.

O presidente Miguel Díaz-Canel Bermúdez afirmou que o povo cubano “celebra sua grande vitória em favor da unidade, da paz e da integração latino-americana e caribenha. Conte sempre com Cuba”.

Primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau disse estar ansioso para trabalhar com o petista e “fortalecer a parceria entre nossos países, entregar resultados para canadenses e brasileiros e avançar em nossas prioridades compartilhadas – como proteção ambiental. Parabéns, Lula”.

Luis Alberto Arce Catacora, presidente boliviano, desejou felicidades e declarou que a vitória de Lula “fortalece a democracia e a integração latino-americana. Temos certeza de que você conduzirá o povo brasileiro pelo caminho da paz, do progresso e da justiça social”.

Para o presidente da Argentina, Alberto Fernández, a vitória de Lula “abre um novo tempo para a história da América Latina. Um tempo de esperança e futuro que começa hoje. Aqui você tem um parceiro para trabalhar e sonhar alto com a boa vida de nossos povos”.