Um dos lançamentos de destaque da semana é o drama “Spencer”, com Kristen Stewart no papel de princesa Diana, com direção do premiado Pablo Larraín. A lista inclui ainda o novo longa de Guillermo del Toro, “O beco do pesadelo”, recheado de grandes nomes, incluindo Bradley Cooper e Cate Blanchett, além do anime “Belle”, ovacionado no Festival de Cannes.
Sob direção de Pablo Larraín, Kristen Stweart encarna a princesa Diana em uma ótica humanizada, como mãe e mulher cheia de traumas e ansiedades. Com roteiro de Steven Knight, o drama se passa durante o Natal de 1991, em Sandringham, um dos castelos da família real, no auge da tensão entre Diana, o príncipe Charles (Jack Farthing) e a rainha Elizabeth II, quando a princesa decide deixar seu casamento. A atriz foi indicada ao Globo de Ouro pelo papel.
Com elenco que inclui Bradley Cooper, Cate Blanchett, Rooney Mara e Willem Dafoe, o longa de Guillermo del Toro (“O labirinto do fauno”, “A forma da água”) explora o lado cruel do ser humano. Ambientado nos anos 1940, acompanha um homem que se une à trupe de um parque de diversões, onde aprende a manipular as pessoas.
Ovacionado de pé por 14 minutos em Cannes, o anime de Mamoru Hosoda entrou para os 10 mais aplaudidos da história do festival. Escrito e dirigido pelo cineasta indicado ao Oscar de melhor animação com “Mirai”, em 2019, o longa propõe uma releitura do clássico “A Bela e a Fera” para o universo anime. Na história, uma jovem pouco popular na escola entra em uma plataforma de realidade virtual onde se torna uma cantora de sucesso e conhece uma criatura misteriosa, com quem embarca em uma jornada de autodescobrimento.
O drama de Armando Praça (“Greta”), premiado no Cine Ceará, é guiado pelo elo que se forma entre duas mulheres a partir de suas solidões e desafios. Pilar (Clebia Sousa) é uma camareira que decide migrar em busca de uma vida melhor, mas seu caminho se cruza com o da hóspede sul-coreana Shin (Yeong-ran Lee), que veio ao país resgatar o corpo do marido.
Pré-indicado ao Oscar de Filme Internacional, o longa de Pawo Choyning Dorji, do Butão, narra a história de um jovem professor que é enviado a uma remota vila nas montanhas do Himalaia, onde descobre, com os alunos, a felicidade da coisas simples.
No documentário premiado em Sundance, o cineasta e músico Questlove resgata registros do Harlem Cultural Festival, evento que reuniu lendas como Nina Simone, B.B. King e Stevie Wonder para celebrar a história e cultura negra em 1969, no mesmo verão de Woodstock.
O Globo