A Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) dá posse, nesta sexta-feira (19), a 10 novos membros da instituição.
Eles passaram no segundo concurso público da instituição para ingresso na carreira de defensor e assumirão os cargos em maio, depois de passar pelo curso de formação.
A solenidade de posse será realizada no Centro Cultural Ariano Suassuna, no Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), a partir das 18h30, e integra a programação especial de aniversário da DPE-PB.
Os novos defensores e defensoras terão suas titularidades em varas das comarcas de Patos, Sousa, Conceição, Coremas, Cuité, Itaporanga, Piancó, Santa Luzia, Monteiro e Taperoá.
A Defensoria afirma que a posse dos primeiros aprovados no concurso vai ajudar a diminuir o déficit de defensores em todo o estado. Com a chegada dos novos membros, esse déficit cai para 130 membros, de acordo com as vagas previstas em lei.
De acordo com a defensora pública-geral, Madalena Abrantes, a administração superior levou em conta as varas e comarcas onde a população se encontra mais desassistida. Elas estão concentradas especialmente no Sertão. “Esperamos em breve ter condições de fazer uma segunda chamada. A cada novo defensor ou defensora que entra nos quadros da DPE-PB, é um passo à frente na luta por justiça social”, disse Madalena.
Das 20 vagas previstas no edital, quatro foram reservadas à população negra e duas para pessoas com deficiência. No geral, 94 candidatos foram aprovados no concurso.
Receba as notícias do F5Online no WhatsApp
1ª FERNANDA APOLONIO NOBREGA
2ª LAURA MARIA SILVA CORTEZ
3ª DENIS FERNANDES MONTE TORRES
4ª LETICIA MACIEL EMERENCIANO
5ª JESSICA MARIA DE MOURA E SILVA
6ª LORENA CORDEIRO DE OLIVEIRA
7ª BRUNO CAVALCANTI PEDOTE
8ª SABRINA BRUNA DE OLIVEIRA RIGAUD
9º KARIELSON FERNANDES DE FARIAS
10º GABRIEL GARCIA SOLEDADE