A Defesa Civil da Paraíba em parceria com a Defesa Civil Nacional irá lançar uma nova ferramenta de envio de alertas para desastres. O evento será no Departamento de Estradas de Rodagens (DER), no bairro Torre, em João Pessoa, na sexta-feira (6), às 9h30.
O alerta/teste será enviado aos moradores dos municípios de João Pessoa e Região Metropolitana da Capital, Alagoa Nova, Itatuba e Coremas e municípios circunvizinhos, como parte da estratégia de fortalecer as ações de prevenção e resposta a desastres na região. Até o final do mês de junho o sistema será implantado em toda a Paraíba, juntamente com os demais estados da Região Nordeste.
O sistema Defesa Civil Alerta é uma ferramenta que tem a função de emitir alertas sobre riscos de desastres e orientações de autoproteção. Os alertas serão emitidos pelas operadoras de telefonia celular para os usuários, independente de cadastro.
No próximo dia 14, será feito o alerta/teste, definido pelo ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, no último dia 29 de maio, em evento com autoridades locais e estaduais, em Brasília.
Sobre essa ação, técnicos da Defesa Civil Estadual receberam capacitação da Defesa Civil Nacional e realizaram treinamentos com agentes das defesas civis dos municípios, que vão receber o alerta demonstração.