Certamente você já deve ter ouvido frases como “cada gravidez, um dente”, “o cálcio do bebê vem dos dentes da mãe”, “grávida não pode ir ao dentista”, entre tantas outras. Rafaela Magis, dentista do Hapvida Interodonto, afirma que estes são alguns dos mitos envolvendo saúde bucal e gravidez, e traz dicas de como cuidar dos dentes neste período.
Rafaela Magis destaca que o período da gravidez deixa a mulher mais suscetível a problemas periodontais, como cárie, mau hálito, gengiva sangrando e dor ao mastigar, por conta das mudanças de hábitos, hormônios e rotina das futuras mamães. Ela afirma que é recomendado visitar periodicamente o dentista para avaliar a situação bucal e para saber se será necessário algum tipo de procedimento
“Para evitar esses problemas é preciso mudar os nossos hábitos, principalmente na gestação, como por exemplo diminuir o consumo de açúcar, manter uma rotina de saúde bucal adequada higienizando os dentes de três a quatro vezes ao dia, escovando a língua (lembrando que a língua não é branca) e usando o fio dental”, orienta.
Segundo a dentista, manter uma boa higiene bucal evita partos prematuros e nascimento de bebês com baixo peso. As bactérias que se acumulam na gengiva podem chegar à corrente sanguínea, se instalar no útero e na placenta, podendo induzir contrações que levam a um parto prematuro ou aborto.
A profissional afirma que gestantes podem e devem visitar o dentista. Ela destaca que as futuras mamães podem fazer procedimentos, tomar anestesia, fazer raio-x, entre outros, pois hoje em dia todas essas intervenções são seguras e não colocam em risco a saúde das gestantes e dos bebês.