João Pessoa 26.13ºC
Campina Grande 23.9ºC
Patos 26.53ºC
IBOVESPA 128508.67
Euro 5.4528
Dólar 5.0723
Peso 0.0058
Yuan 0.7005
Deputada Camila Toscano destaca leis em defesa das mulheres em audiência pública na Paraíba
26/10/2023 / 16:18
Compartilhe:

A deputada estadual e vice-presidente da Comissão da Mulher da União Nacional dos Legisladores e Legislativos (Unale), Camila Toscano (PSDB), defendeu nesta quinta-feira (26), durante audiência pública na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), ações mais eficazes e união de todos os poderes no enfrentamento à violência contra a mulher e o feminicídio no estado. Para a deputada, é fundamental que as mulheres que estão em ciclos de violência, denunciem seus agressores para que sejam apoiadas e protegidas.

Ao destacar leis de sua autoria em defesa das mulheres, Camila distribuiu com os participantes um folder contendo as legislações vigentes no estado.

“É fundamental que as mulheres denunciem o agressor por qualquer violência cometida contra elas. Temos que atuar nesse momento em várias frentes para garantir a proteção das mulheres paraibanas, mas nesse processo é essencial que elas façam a denúncia, que peçam ajuda. Estamos todas juntas nessa luta e precisamos nos unir ainda mais para que mulheres não sejam mortas pelo simples fato de serem mulheres”, disse Camila.

Na Assembleia Legislativa, a deputada é autora de leis importantes. Reconhecida como uma defensora das mulheres, é de sua autoria a Lei 14.192/21, que estabelece regras para prevenir, reprimir e combater a violência política contra a mulher. Também é da deputada a Lei 11.857/21 que garante às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar a prioridade para atendimento no Instituto de Polícia Científica (IPC) visando à realização de exames para constatação de agressões e outras formas de violência física.

A parlamentar é autora da legislação 11.809/20, que institui o serviço de denúncia de violência contra a mulher via whatsapp; e ainda da Lei 11.391/19, que determina prioridade no atendimento e gratuidade na emissão dos documentos para as mulheres vítimas de violência doméstica.

Ainda são leis de autoria da deputada a 11.839/2021, que institui o Programa “Maria da Penha Vai à Escola” e a 11.634/2020, que estabelece que a rede privada ofereça leito separado para mães de natimorto ou com óbito fetal. Camila é autora da emenda à lei 11.523/2019, que incluiu a mulher vítima de violência nos beneficiários do programa habilitação social, assegurando alternativa de emprego e renda.

Além de Camila, participaram da audiência pública as deputadas Danielle do Vale, Chica Motta, Jane Panta, Cida Ramos e o deputado Alexandre de Zezé. Também estiveram presentes a secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura; a secretária da Mulher de João Pessoa, Nena Martins; a promotora e coordenadora do Núcleo de Gênero e Diversidade Racial do Ministério Público da Paraíba, Liana Carvalho; a promotora de Justiça Rosane Araújo; a defensora pública-geral do Estado, Madalena Abrantes, além de diversas outras autoridades.