João Pessoa 29.13ºC
Campina Grande 27.9ºC
Patos 35.29ºC
IBOVESPA 142350.31
Euro 6,35
Dólar 5,47
Yuan 0,76
Câmara autoriza suplente de Zambelli a reformular gabinete
10/09/2025 / 15:08
Compartilhe:
Carla Zambelli – Foto: Lula Marques

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados decidiu, em caráter excepcional, permitir que o deputado Missionário José Olímpio (PL-SP) faça alterações na equipe do gabinete herdado da deputada Carla Zambelli (PL-SP).

Zambelli, que está foragida na Itália após uma condenação do Supremo Tribunal Federal (STF), havia solicitado um afastamento de 127 dias, o que levou à convocação de um suplente. Desde março, Olímpio assumiu o mandato, inicialmente como substituto de Eduardo Bolsonaro e, posteriormente, de Zambelli.

Zambelli foi condenada a dez anos de prisão por sua participação em uma invasão hacker aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e, após deixar o Brasil, foi presa nos arredores de Roma. A decisão da Câmara, publicada na terça-feira (9), flexibiliza uma norma interna de 1979 que proíbe alterações nos gabinetes de suplentes durante a licença do titular.

A cúpula da Câmara justificou a medida afirmando que ela é necessária para garantir o “adequado desempenho das funções legislativas”. O ato autoriza Olímpio a promover movimentações de pessoal no gabinete, mas não se aplica a outros suplentes.

Atualmente, Zambelli enfrenta um processo de cassação na Câmara, que está sendo analisado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A comissão iniciou a coleta de depoimentos de testemunhas nesta quarta-feira (10), incluindo o hacker Walter Delgatti, que também foi condenado e acusa a deputada de ter ordenado as invasões. Zambelli participou da audiência remotamente, onde trocou acusações com Delgatti e questionou sua sanidade mental.