João Pessoa 24.13ºC
Campina Grande 22.9ºC
Patos 24.33ºC
IBOVESPA 134580.43
Euro 6.42674
Dólar 5.6797
Peso 0.00483745
Yuan 0.77941257
Deputados aprovam PL que prevê assistência ao autista em centros de reabilitação no SUS
18/05/2023 / 12:53
Compartilhe:

Defensor de projetos e ações que beneficiam as pessoas com autismo, o deputado Murilo Galdino (Republicanos-PB), votou favorável e comemorou a aprovação do PL 3630/2021, que altera a Lei nº 12.764, tornando obrigatória a criação de centros de assistência integral ao paciente com autismo no SUS.

O projeto de autoria da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal prevê a oferta de serviço com ênfase em diagnóstico precoce, atendimento multiprofissional e acesso a medicamentos.

Murilo acredita na criação dos centros como forma de garantir atendimento a pessoas com autismo e familiares e em fevereiro deste ano, já havia se comprometido a destinar emendas para ampliação e construção de centros na Paraíba.

Na ocasião ele se reuniu com secretários estaduais e solicitou dados técnicos e a formatação de um projeto padrão em conformidade com as necessidades de cada região, para a realização de parcerias entre as prefeituras e o governo do estado.

Com a aprovação do PL na Câmara dos Deputados, ele disse que vislumbra a garantia do acesso de pessoas com TEA aos serviços de saúde de forma integral. “Defendo essa causa desde quando era vereador na cidade de Campina Grande e estou muito feliz em ter participado deste momento e ter votado sim”, disse.

Ainda neste semestre o deputado Murilo Galdino apresentou emenda à Medida Provisória Nº 1.162, de 2023 publicada pelo Governo retomando o Programa Minha Casa, Minha Vida, para que famílias que tenham pessoas com autismo sejam inseridas no rol de prioridades pelo programa, que tem como objetivo proporcionar o direito à moradia para famílias de baixa renda. “Através desta emenda nossa finalidade é garantir às famílias que tenham pessoas com transtorno do espectro autista, prioridade no programa habitacional”.