João Pessoa 23.13ºC
Campina Grande 20.9ºC
Patos 21.92ºC
IBOVESPA 133122.67
Euro 6.0752
Dólar 5.425
Peso 0.0057
Yuan 0.7699
Deputados norte-americanos pedem extradição de Bolsonaro
09/01/2023 / 10:08
Compartilhe:

A extradição do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) já é defendida por ao menos cinco parlamantares norte-americanos após as cenas de terror e vandalismo registradas em Brasília, neste domingo (08.01).

A avalição dos congressistas é de que as atitudes de Bolsonaro contribuíram para esses atos terroristas. Ele embarcou em 30 de dezembro para Orlando, na Florida, às vésperas da cerimônia de posse do presidente Lula (PT).

Em publicação no Twitter, horas após o início dos atentados, Bolsonaro afirmou que “manifestações pacíficas, na forma da lei, fazem parte da democracia. Contudo, depredações e invasões de prédios públicos como ocorridos no dia de hoje, assim como os praticados pela esquerda em 2013 e 2017, fogem à regra. Ao longo do meu mandato, sempre estive dentro das quatro linhas da Constituição respeitando e defendendo as leis, a democracia, a transparência e a nossa sagrada liberdade. No mais, repudio as acusações, sem provas, a mim atribuídas por parte do atual chefe do executivo do Brasil”.

Deputada democrata por Nova York, Alexandria Ocasio-Cortez afirmou que “quase 2 anos depois que o Capitólio dos EUA foi atacado por fascistas, vemos movimentos fascistas no exterior tentando fazer o mesmo no Brasil”.

“Devemos ser solidários com o governo democraticamente eleito de @LulaOficial. Os EUA devem parar de conceder refúgio a Bolsonaro na Flórida”, completou Alexandria.

Joaquin Castro, deputado democrata pelo Texas, escreveu que “terroristas domésticos e fascistas não podem usar a cartilha de Trump para minar a democracia”. “Bolsonaro não deve se refugiar na Flórida, onde está se escondendo da responsabilidade por seus crimes”, acrescentou.

Os congressistas Anna Eskamani, deputada democrata pela Flórida; Mark Takano, deputado democrata pela Califórnia e Ilhan Omar, deputada por Minnesota, também seguiram o mesmo entendimento em publicação nas redes sociais.