João Pessoa 29.13ºC
Campina Grande 29.9ºC
Patos 31.55ºC
IBOVESPA 122102.15
Euro 6.3412
Dólar 6.085
Peso 0.006
Yuan 0.8344
‘Desafios para 2025’: o resgate de um símbolo da cidade de Patos, em pleno Sertão
19/12/2024 / 04:00
Compartilhe:
O Rio Espinharas é um dos principais símbolos da cidade de Patos (Foto: Divulgação)

Com bons números relacionados a áreas como educação e saúde, por exemplo, a nova gestão municipal de Patos, no Sertão da Paraíba, terá um desafio que nem é tão novo assim: a revitalização e os cuidados com o Rio Espinharas. Símbolo da cidade, o manancial enfrenta problemas com a poluição e assoreamento em praticamente toda a sua extensão urbana.

VEJA MAIS:
+ F5 Online produz série de reportagens com os principais desafios para cidades e prefeitos da Paraíba em 2025

+ ‘Desafios para 2025’: João Pessoa e as perspectivas para a mobilidade urbana
+ ‘Desafios para 2025’: Campina Grande e a missão de cuidar da saúde
+ ‘Desafios para 2025’: como avançar no cenário da educação de Santa Rita?
+ ‘Desafios para 2025’: o resgate de um símbolo da cidade de Patos, em pleno Sertão
+ ‘Desafios para 2025’: Cabedelo em meio ao caos da triplicação da BR-230
+ ‘Desafios para 2025’: Meio ambiente e as prioridades na cidade de Monteiro

Há décadas, o rio recebe, ao longo dos seus trechos, despejo de esgoto doméstico e resíduos sólidos, o que compromete diretamente a qualidade da água. A ocupação irregular das margens também contribui para a degradação ambiental, reduzindo áreas de vegetação que poderiam proteger o curso do rio contra erosão.

Por outro lado, em alguns pontos da cidade onde o rio passa, é possível observar um processo de assoreamento provocado pela elevada quantidade de vegetação (mais especificamente algaroba), que antes serviam como proteção, mas hoje representam um perigo constante, principalmente em uma ocasião de cheia do manancial.

A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Patos, Manoella Rodrigues, falou sobre a missão de cuidar do Rio Espinharas e destacou que o maior desafio da pasta do meio ambiente é trabalhar na população os aspectos em torno da educação ambiental.

Educação

A ‘Capital do Sertão’, como é conhecida a cidade de Patos, sempre foi um dos destaques da Paraíba quando o assunto é números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

De acordo com o último levantamento divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Patos conquistou uma nota 6, superando a meta 4,8 estipulada pelo Ideb. Já nos Anos Finais, a nota obtida foi 4,5, registrando um índice acima da meta 4,3.

Saúde

Patos tem três indicadores com percentuais bem acima da média, que são: proporção de gestantes com pelo menos seis consultas pré-natal realizadas, sendo da primeira até a 12ª semana de gestação (65% acima da meta); gestantes com realização de exames para sífilis e HIV (79% acima da média); e gestantes com atendimento odontológico realizado (64% acima da média).

Outros dois indicadores ficaram entre 40% e 69% da meta: proporção de mulheres com coleta de citopatológico na Atenção Primária à Saúde e pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida.

Em relação a proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada, o município de Patos ficou 40% abaixo da meta. Os números são referentes ao primeiro quadrimestre de 2024, divulgados pelo Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (Sisab), do Ministério da Saúde.

Fonte: Sistema de Informação da Atenção Básica do Ministério da Saúde

Finanças

Para o ano de 2025, o prefeito Nabor Wanderley (que vai para o seu quarto mandato) e seus secretários terão à disposição um orçamento de R$ 554 milhões (valor 22,97% maior do que o de 2024). Pelo menos é o que prevê a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Até a publicação desta reportagem, o F5 Online não identificou a publicação do documento detalhado nas páginas na internet da Prefeitura Municipal de Patos e Câmara Municipal de Patos, com os investimentos apresentados por área.

Nabor Wanderley (Republicanos) vai para o seu quarto mandato no comando da cidade de Patos – Foto: Divulgação

Sobre a série ‘Desafios dos municípios paraibanos para 2025’

Esta reportagem faz parte da série produzida pelo F5 Online sobre os desafios que municípios paraibanos terão que enfrentar em 2025, período em que iniciarão novas gestões do poder público municipal, seja com prefeitos reeleitos ou novos prefeitos.