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Descubra os principais benefícios do inbound marketing para empresas B2B
13/08/2022 / 10:18
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Fazer inbound marketing para B2B é importante da mesma forma que essa estratégia é necessária para as empresas B2C. Trata-se de um conjunto de ações que ajudam a atrair os clientes, por meio de conteúdos relevantes.

Ao contrário do que acontece com o marketing tradicional, por meio dessas ações, a empresa não vai atrás dos clientes, mas utiliza canais, como redes sociais, blogs e mecanismos de busca, para ser encontrada pelas pessoas.

O comportamento do consumidor moderno mudou muito nos últimos anos, e isso se dá por conta da internet que facilitou o acesso à informação e a divulgação de produtos e serviços.

Com tantas ofertas disponíveis, os clientes querem comprar com empresas que estão preocupadas em estabelecer um relacionamento positivo com eles, além de oferecer experiências de valor.

Um comercial na TV não é mais o suficiente para convencer uma pessoa a comprar um produto ou serviço. É necessário atrair os compradores, mostrar o valor da marca, estabelecer um relacionamento com eles e a partir disso usar as abordagens de vendas.

Neste artigo, entenda o que é inbound marketing, por que ele é importante para empresas B2B, quais são suas principais vantagens e as estratégias que aceleram as vendas.

O que é inbound marketing?

Inbound marketing, também conhecido como marketing de atração, é uma estratégia focada em atrair e converter clientes, por meio de conteúdos relevantes.

Usar essa estratégia é muito importante para os negócios que querem conquistar e fidelizar consumidores, mas para entender melhor seu conceito, é fundamental compreender as diferenças entre ele e o outbound marketing.

Como você já sabe, um fabricante de bateria heliar de 70 amperes utiliza o inbound marketing para atrair e converter os leads por meio de conteúdos que abordam assuntos interessantes para eles.

Por outro lado, o outbound marketing, assim como o marketing tradicional, são estratégias que interrompem a experiência do usuário, e dentre os principais exemplos estão:

  • Comerciais de televisão;
  • Panfletagem;
  • Anúncios no rádio;
  • Ligações de telemarketing.

Esse tipo de estratégia não está preocupada em gerar interesse genuíno no consumidor, mas trabalhar em cima de suas principais necessidades, sempre mantendo o foco na venda.

Esse tipo de estratégia foi muito usada ao longo do tempo, mas, atualmente, está saturada devido à quantidade de anúncios que existem dentro e fora da internet.

As empresas precisam descobrir maneiras de fazer com que o público se interesse por suas ofertas, e a melhor maneira de fazer isso é por meio de conteúdos que agregam experiências positivas e educam as pessoas sobre as soluções.

Importância do inbound marketing para B2B

O consumidor moderno está mais consciente daquilo que compra, mas no mercado B2B, os compradores profissionais são ainda mais racionais.

Por exemplo, um estabelecimento só vai contratar coquetel inauguração loja com uma empresa que ofereça um bom serviço e por um preço justo.

Diante disso, é fundamental que as marcas trabalhem com estratégias bem planejadas e capazes de educar o potencial cliente, para que ele realmente enxergue a necessidade de usar os produtos e serviços.

Investir em marketing de atração dentro do mercado B2B, é crucial para gerar leads qualificados. O lead é um potencial cliente que em algum momento demonstrou interesse pelos conteúdos oferecidos.

Esse interesse é demonstrado quando o visitante preenche um formulário de contato, assine a newsletter do blog, dentre outras ações que o colocam dentro do funil de vendas.

As estratégias de Inbound ajudam a reduzir a jornada dos leads e fazer com que eles passem rapidamente pelo funil e comecem a considerar a compra de um produto ou serviço.

O mercado B2B trabalha com um tipo de venda mais complexo, assim sendo, é fundamental ser assertivo na hora de captar os clientes.

Por meio das estratégias Inbound, o foco da marca será entender quem é seu cliente ideal e de que maneira vai conseguir atingi-lo.

Se uma empresa de voo de trike quiser entender a jornada de compra de seus clientes, precisa definir sua persona, um personagem semi fictício que reúne características reais dos clientes da companhia.

O objetivo do conteúdo é atingir a persona e estimular interações, até que ela esteja pronta para comprar as soluções oferecidas.

Outro objetivo do marketing de atração é fazer com que a organização se torne uma referência naquilo que faz. A partir do momento em que os consumidores se identificam com os materiais, as chances de se tornarem clientes fiéis são maiores.

Ter clientes fiéis é muito importante porque eles voltam a comprar mais vezes e ainda indicam a marca para outras pessoas.

Vantagens do inbound marketing para B2B

O inbound marketing traz muitas vantagens para os negócios B2B, como no caso de uma empresa de coach de relacionamento para mulheres.

Uma delas é que conquistar clientes fica muito mais barato, afinal, é necessário um grande investimento para fazer com que uma pessoa se interesse pela sua marca.

As estratégias de atração barateiam a aquisição de novos clientes porque podem ser monitoradas e analisadas, com isso, a marca sabe precisamente quando o cliente chegou até ela e qual é o desempenho de suas ações.

Ele também ajuda a melhorar a imagem do negócio, tendo em vista que os conteúdos são bem trabalhados e localizados estrategicamente na internet.

Ao construir uma imagem de autoridade para o negócio, o inbound transforma a empresa em referência naquilo que faz e ajuda a conquistar mais lucros.

O negócio vai trabalhar com uma estratégia que tem como objetivo ajudar os leads e esclarecer suas dúvidas, consequentemente, cria-se uma imagem de confiança perante a audiência.

Para um fabricante de embalagem para pizza personalizada, é a melhor forma de conhecer melhor sua persona, é isso acontece porque para criar uma boa estratégia de atração, primeiro a marca precisa saber com quem vai falar.

Lembrando que as vendas B2B precisam seguir outro tipo de argumentação para fechar negócios, então, nada melhor do que conhecer muito bem a persona.

Melhores estratégias para acelerar as vendas

Para trabalhar corretamente o inbound marketing B2B, é necessário investir nas melhores estratégias. São elas:

Ter um site profissional

Desenvolver um site profissional é a base para que qualquer estratégia de marketing digital seja bem-sucedida. Independentemente do tamanho do negócio, sem o site fica difícil transmitir credibilidade atualmente.

No mercado B2B, a credibilidade é fator decisivo para fechar uma venda, pois se seu potencial cliente não sentir confiança na empresa, ele simplesmente não vai comprar.

Criar um blog

Um fabricante de papel filme 300 metros vai usar o blog para compartilhar conteúdos relevantes para a persona. Trata-se de um espaço excelente para criar uma relação de confiança nas pessoas e resolver os problemas em cada etapa da jornada.

Mas, não basta apenas criar o blog, é necessário otimizar suas páginas para que elas apareçam entre os primeiros resultados de pesquisa e aumentem consideravelmente a visibilidade da organização.

Investir em marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é a estratégia mais importante de Inbound Marketing, e tem como foco as necessidades da persona e as etapas do funil de vendas.

Ao criar e distribuir conteúdos relevantes e consistentes, fica mais fácil atrair leads e fortalecer a marca, o que vai naturalmente aumentar o número de vendas.

Variar os formatos

Os formatos dos conteúdos criados por uma empresa de recarga de extintor veicular podem variar seus formatos.

Quando as empresas entendem a importância de criar um blog, começam a trabalhar em cima de conteúdos de qualidade em formato de texto.

Os textos são muito importantes e devem fazer parte do planejamento de Inbound, no entanto, as pessoas também se interessam por conteúdos em formato de vídeo e podcast.

Para se ter uma ideia, os vídeos representam 80% do tráfego da internet, justamente por isso, o YouTube é o segundo maior buscador, ficando atrás apenas do Google.

Os podcasts também estão crescendo muito, e para uma empresa de suporte para tomada rj45, esse é o melhor momento para investir nesse tipo de produção.

O dia a dia das pessoas está cada vez mais corrido, por isso, se interessam por materiais que possam ouvir enquanto dirigem, trabalham, limpam a casa ou fazem qualquer outra tarefa do cotidiano.

Considerações finais

Existem muitas outras estratégias de inbound marketing que sua empresa pode trabalhar, como no caso do envio de e-mails, mas independentemente de qualquer coisa, é fundamental que o negócio escolha ações compatíveis com seu público.

Além disso, também precisa levar em conta seus objetivos e priorizar pela qualidade dos materiais que vai criar. Para uma empresa B2B, é a melhor forma de conquistar clientes e se posicionar como autoridade no que faz.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.