As vantagens do slow content são muitas, tendo em vista que seu objetivo é criar conteúdos profundos e mais completos para os usuários.
Não é novidade para ninguém que a sociedade vive em um ritmo acelerado e inserida em um universo recheado de dados presentes no ambiente digital, de todas as informações que recebemos diariamente, a maioria é muito rasa.
A tradução para o termo slow content é conteúdo lento, sendo originado da estratégia slow Living, que nada mais é do que procurar uma maneira mais tranquila de se viver.
Mas, quando se trata dos conteúdos e do fato de as pessoas estarem constantemente conectadas, seu objetivo não é reduzir a quantidade de materiais, mas fazer com que eles se tornem mais densos em diferentes canais digitais.
Por meio dessa prática, é possível trocar informações rápidas e inúteis por materiais mais completos, informativos, inspiradores e que realmente trazem valor para os usuários.
Mas, não é fácil ressignificar a maneira como os conteúdos são criados. Neste artigo, você vai entender os desafios de usar essa estratégia, como criar slow content e quais são as vantagens trazidas pelo método.
Slow content é um movimento presente dentro do marketing digital, mais precisamente nas estratégias de marketing de conteúdo, e tem como objetivo criar materiais profundos e de boa qualidade, ao invés de informações rasas.
Em outras palavras, para esse método, a qualidade é muito mais importante do que a quantidade, o que acaba por trazer vários benefícios para os profissionais que trabalham com ele.
Por exemplo, na hora de criar um conteúdo sobre injeção de plásticos empresas, o criador de conteúdos terá mais liberdade para produzi-los, sem se apegar às regras impostas pelo SEO.
Isso é bom porque a maioria dos produtores precisam trabalhar com um formato limitado e preestabelecido, além de não possuírem tempo suficiente para usar a criatividade.
Por meio do slow content, o conteúdo terá mais propósito, além de ser mais verdadeiro e possuir sua própria identidade. Consequentemente, os materiais terão mais valor para o leitor.
Esse movimento foi elaborado pelos próprios criadores de conteúdo que defendem o fato de que criar materiais profundos é muito mais útil para os usuários.
Vários fatores justificam esse pensamento, como no caso da hiper conectividade, que podem tornar as pessoas dependentes de novidades e informações rasas.
Os usuários estão viciados em quantidade, e para atender a esse vício, os criadores de conteúdo começaram a trabalhar em escala, apenas para alimentar os feeds e garantir um volume maior de informações.
Existem profissionais que conseguem criar uma grande quantidade de conteúdos sobre os mais variados assuntos, como compactador manual de solo, sem prejudicar a qualidade.
No entanto, não é assim que funciona para a maioria, tendo em vista que eles tentam publicar uma imensa quantidade de materiais, mas não se preocupam com sua densidade e qualidade, e isso acontece com vários formatos, como:
Essa prática está na contramão do slow content, visto que os produtores estão mais interessados em produzir materiais superficiais, apenas para garantir acessos numerosos.
Criar slow content depende de planejamento e muita pesquisa, além de pensar na quantidade de material que o público costuma consumir.
Isso vai ajudar o produtor a encontrar um tempo para reduzir o número de publicações em diferentes canais. No entanto, é importante identificar informações ao analisar dados dos usuários nessas plataformas.
Não existe uma fórmula única para elaborar esse tipo de conteúdo, mesmo porque, o próprio material não possui um formato específico ou uma sistemática.
Seu propósito é oferecer mais liberdade para que seja possível usar toda a criatividade, além de ter mais tempo para pesquisar, pensar em frases adequadas, criar um título interessante, dentre outros pontos que atraem audiência.
No entanto, para escrever sobre projeto de climatização hospitalar ou qualquer outro assunto, existem algumas práticas que ajudam a executar a metodologia. São elas:
Uma das principais características desse método é a inserção de dados e se desapegar de modelos criados por parceiros e concorrentes.
Para conseguir isso, uma boa dica é pesquisar em sites de outros países e se basear em pesquisas que não foram usadas pelos concorrentes dentro do conteúdo.
Além disso, embora o Google seja o maior buscador da internet, ele não é o único, por isso, vale a pena usar outros mecanismos de busca para encontrar materiais que vão embasar o seu conteúdo.
Uma das maiores preocupações do marketing digital atualmente é prender a atenção dos usuários de maneira pontual. As empresas trocam títulos, tópicos, botões, layout, cores, dentre outros elementos para atrair o olhar dos visitantes.
Mas isso não é o suficiente para construir um relacionamento de longo prazo com o público. Ao trabalhar com slow content, os materiais criados por uma empresa de laudo técnico pericial de insalubridade e periculosidade não se limitam a eles mesmos.
Na verdade, eles fazem parte de um contexto maior, que nada mais é do que a história que a empresa quer contar. Isso traz mais identidade para o conteúdo e cria uma essência que torna os materiais distinguíveis e capazes de fixar as ideias.
A elaboração dos conteúdos precisa ser trabalhada cuidadosamente, ou seja, o produtor precisa experimentar, testar, trocar, refazer, dentre outras ações que vão ajudar a trabalhar a informação com mais atenção.
O propósito é construir um bom diálogo entre a marca e a persona, por isso, uma atitude realmente cuidadosa transmite valor e respeito, além de realmente gerar impactos positivos na vida dos leitores.
Mas seja para escrever sobre programa de gerenciamento de riscos ambientais ou qualquer outro assunto, procure fazer uma avaliação criteriosa das referências usadas.
Também é muito importante ter critério na hora de escolher a linguagem, as palavras que serão empregadas e até mesmo a argumentação trabalhada ao longo do conteúdo.
A melhor forma de fazer escolhas assertivas nesse sentido é conhecer o comportamento do público, seus valores e as intenções das pessoas para implementar soluções compatíveis com as necessidades delas.
Conteúdos de valores são aqueles que realmente fazem a diferença para as pessoas, seus problemas e o momento em que se encontram.
Gerar valor é um princípio que não está apenas na ideia geral, mas também em muitas outras particularidades do conteúdo, fazendo com que ele se torne especial e consiga se destacar dos demais.
Se for escrever, por exemplo, sobre reforma fachada condomínio, questione se sobre os atributos que tornam o conteúdo único e quais são os diferenciais da empresa, em termos de linguagem e comunicação.
Outra proposta do slow content é reduzir o rigor que envolve os processos de produção para resgatar a essência humana e liberar a criatividade.
Mesmo assim, não se deve ignorar totalmente as tendências de mercado e estratégias de divulgação, como o SEO. Na verdade, elas devem ser harmonizadas com o processo criativo.
O uso dessa estratégia pode variar muito, de acordo com as características do projeto. O fato é que os influenciadores que criam seus próprios conteúdos e alcançam uma rotina satisfatória, também conseguem oferecer materiais melhores para as pessoas.
Por outro lado, grandes portais de notícias e blogs que falam sobre vários assuntos, como proteção das mãos no ambiente de trabalho e precisam se posicionar como autoridade em seu segmento, dependem de mais velocidade.
Nesse sentido, o conteúdo rápido, que também acaba sendo mais rígido, burocrático e com prazos limitados, acaba chegando primeiro e, geralmente, é necessário, como no caso das notícias.
Por outro lado, os conteúdos lentos, criados de maneira mais fluida e com profundidade trazem muitos benefícios para as empresas que os produzem.
Dentre as vantagens que mais se destacam está o fato de atender de maneira mais precisa as expectativas dos usuários.
Também são ótimos para que uma clínica de terapia analitico comportamental infantil possa definir sua identidade nos meios de comunicação, fortalecer sua autoridade de marca e se conectar melhor com a audiência.
Tendo em vista essas vantagens, fica claro que é muito importante produzir conteúdo de maneira equilibrada, sempre mantendo o padrão de qualidade, inclusive quando é necessário produzir um material mais rápido.
No que diz respeito ao crescimento da produção, se o aumento afetar de maneira negativa a qualidade do que será postado, talvez seja o momento de reduzir o ritmo.
O slow content é uma metodologia que lembra os produtores de conteúdo que a qualidade precisa ser sempre a prioridade das estratégias.
Investir na criação de materiais desse tipo ajuda a estabelecer uma relação mais próxima com o público e entregar valor para as pessoas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.