João Pessoa 24.13ºC
Campina Grande 21.9ºC
Patos 21.98ºC
IBOVESPA 128150.71
Euro 5.5439
Dólar 5.1031
Peso 0.0058
Yuan 0.7064
Desembargadora Fátima Maranhão participa, em Brasília, do lançamento do livro sobre José Maranhão
19/09/2023 / 14:56
Compartilhe:

A desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão participa, nesta terça-feira (19), em Brasília, do lançamento do livro “Grandes Vultos que honraram o Senado: José Maranhão”, de autoria de Francisco de Sales Gaudêncio e de Eduardo Peruzzo. A cerimônia acontece às 15 horas, no Salão Nobre do Senado Federal.

Segundo o escritor Sales Gaudêncio, foram ouvidos inúmeros familiares, amigos próximos, políticos contemporâneos, para esboço da face mais pessoal e de momentos marcantes da vida do ex-senador José Maranhão.

“Ora tradicional, ora conciliador, outras vezes um ‘radical’ , Zé Maranhão aparece entre aqueles sujeitos multifacetados que são quase impossíveis de se enquadrar numa obra ‘completa e definitiva’, sendo – por isso mesmo – muito difíceis de serem biografados”, conceitua Sales Gaudêncio.

O desembargador José Ricardo Porto disse que será uma justa homenagem ao ex-senador que se destacou na vida pública, oferecendo valiosa contribuição ao seu Estado e ao país. “Um homem que sempre esteve à frente do seu tempo”, afirmou.

José Targino Maranhão faleceu no dia 8 de fevereiro de 2021, em São Paulo, aos 87 anos. Casado com a desembargadora Fátima Maranhão, presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), Maranhão deixou três filhos (Maria Alice, Leônidas e Letícia) e dois netos (José Neto e Maria de Fátima). Além de senador, ele foi governador da Paraíba por três vezes, vice-governador, deputado constituinte, deputado federal e deputado estadual.

A coleção “Grandes Vultos que Honraram o Senado” foi instituída pela Resolução do Senado Federal nº 84, de 19 de novembro de 1996, com o objetivo de homenagear ex-senadores que tenham se destacado como personalidades da história cultural, política e parlamentar brasileira.

Com esta publicação, o Senado Federal reverencia a trajetória de personalidades que exerceram o cargo de Senador da República, deixando contribuições para a vida política do País.