
A escola de samba Acadêmicos de Niterói, que homenageia o presidente Lula, desfilou neste domingo (15) nocarnaval do Rio de Janeiro, realizado no Sambódromo da Marquês de Sapucaí. O desfile, porém, gerou polêmica nas redes sociais ao retratar o ex-presidente Jair Bolsonaro como Bozo.
A apresentação começou com uma encenação do impeachment de Dilma Rousseff e mostrou Bolsonaro caracterizado como o palhaço. Em uma das cenas, um ator fantasiado de Michel Temer tomava a faixa presidencial de Dilma e, em seguida, a colocava no personagem Bozo.
Ainda durante o desfile, foi exibido um palhaço gigante vestido como prisioneiro, com uma tornozeleira eletrônica danificada, em referência a um episódio envolvendo Bolsonaro, no qual ele usou um ferro de solda para danificar o equipamento.


Com o enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, a agremiação leva para a Sapucaí uma homenagem ao presidente. O evento foi criticado pela oposição, que acusaram de fazer propaganda eleitoral antecipada e usar dinheiro público para se promover.
