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Design Thinking: o que é?
17/08/2022 / 16:07
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É justamente através do Design Thinking que passa a haver uma nova possibilidade de atender às diferentes necessidades a partir da perspectiva do usuário, de forma rentável, satisfatória e compensadora para a empresa, e de maneira prática e objetiva.

Somente através de abordagens desse tipo que se pode pensar na otimização do processo criativo, e até mesmo na dinamização da aplicação de tudo isso na realidade do negócio. As pessoas não buscam nem mesmo as soluções do e social sem esperar por tudo isso.

É por esta razão que esse tipo de metodologia está sendo adotada no mundo todo, não apenas por empresas e corporações do mercado, mas também por ONGs, movimentos e até mesmo por governos de estado.

Dessa forma, através do modelo em questão, implementado por meio de detalhes sutis, como um novo uniforme profissional para pizzaria, se torna possível fazer do negócio uma nova ponte para um universo totalmente diferente, onde há uma maior satisfação.

Por isso, será abordado o tema do Design Thinking neste artigo, visando expor o seu conceito, a atuação dele no mercado atual e a sua serventia para todas essas instituições que se valem do seu uso.

Por fim, seja vendendo som automotivo ou aparelhos de ginástica, será possível apontar alguns pontos de como fazer uso da estratégia para vender mais, independente do segmento da empresa e do tipo de produto vendido em seu domínio.

No que consiste o Design Thinking?

Como é sugerido pelo próprio nome do conceito, o Design Thinking diz respeito a uma modalidade de abordagem estratégica, que surgiu na área de design e foi aplicada nas empresas e instituições de diversos segmentos.

O termo na língua inglesa possui o significado entre algo como “pensamento do design” ou “pensar como um designer”, e quer dizer precisamente o que o seu nome aponta simbolicamente na realidade.

Essa abordagem constrói as condições fundamentais para que as equipes tenham diversas ideias úteis e que consigam aplicá-las na prática. A ideia é que esse processo criativo seja realizado de forma coletiva e colaborativa, agregando o máximo de visões possível.

Ainda que haja uma simples discussão a respeito do locação de iluminação ou da troca de aparelhos de som da companhia, se faz necessário escutar todas as perspectivas e visões diferentes sempre, para que seja possível chegar a um consenso justo.

O termo Design Thinking foi popularizado especificamente por Tim Brown, que é CEO de uma empresa norte-americana que realiza consultorias em design.

O empresário deixou bem firmada a diferença entre ser um designer e pensar como um. Em sua perspectiva, todos deveriam pensar exatamente como os designers, ainda que não atuem na área, para alcançar um nível de inovação formidável nas empresas e na vida.

O Design Thinking se trata justamente de uma abordagem feita para solucionar problemas. A ideia é que aqueles que estão envolvidos possam, em conjunto e de forma colaborativa, procurar pelas soluções das questões pertinentes, visando a satisfação dos clientes.

Isso concilia as experiências culturais e de vida de cada uma das pessoas, bem como a visão de mundo de cada um e outros fatores bastante particulares, que podem auxiliar na resolução dos problemas e das reais dificuldades dos consumidores.

Partindo do uso dessa abordagem, que é muito mais humana, empática, inclusiva e focada em solucionar as dificuldades, o Design Thinking pode ser aplicado nos mais diversos segmentos de negócios.

O inventor ou idealizador do método, Tim Brown que, aliás, recebe o mérito junto com David Kelley, que é professor e fundador da empresa de que Brown é sócio, possui o seu pensamento próprio a respeito da necessidade de se executar as ações desta forma.

De acordo com o que argumenta Tim Brown, no seu TED nomeado “Designers – Pensem Grande”, as necessidades humanas devem ser o ponto de partida segundo o qual a metodologia do Design Thinking deve aprender criando.

Ele ainda afirma que é preciso, ao contrário do que muitos pensam, construir para pensar, ao invés de ficar parado apenas pensando no que construir.

Dessa forma, seja vendendo produtos digitais em uma companhia online, ou mesmo o serviço de pintura de fachada predial em uma empresa física, se faz necessário o maior dinamismo possível entre o processo criativo e a execução.

Brown ainda finaliza dizendo que os protótipos agilizam muito o processo de inovação, uma vez que apenas quando se libera as ideias para o mundo é que se começa a existir a compreensão das suas forças e fraquezas.

Dessa forma, quanto mais cedo tudo isso for feito, mais rapidamente as ideias poderão evoluir. Será possível utilizar o carimbo grande personalizado logomarca para marcar cada ato realizado na companhia, pois cada ação será precisamente efetiva.

Finalidade do Design Thinking

O Design Thinking é enxergado como um grupo de práticas e processos, ou seja, uma metodologia que propõe uma nova abordagem às dificuldades encontradas na trajetória de uma empresa.

Isso possui a sua relação com a obtenção de dados, com as análises e consequentes soluções oferecidas a partir do conhecimento alcançado no processo.

O objetivo de tudo é a experiência do consumidor ou do seu público-alvo. Uma das maiores diferenças desse modelo é que ele parte da resposta ao problema, e não do problema em si, como é visto frequentemente nas demais companhias de forma comum.

A observação da rotina ocasiona dúvidas sobre o que os indivíduos desejam ou precisam, levando ao grande desafio que o método deverá enfrentar. Portanto, responder da forma mais criativa possível a tais necessidades e anseios.

O Design Thinking possui como uma de suas principais colunas a experiência do usuário. Dessa forma, o cliente deverá sempre estar em primeiro lugar, o que, por si só, já constitui um dos maiores motivos para fazer uso da abordagem.

Vendendo imóveis ou bandeja de veludo para gaveta, é preciso lembrar sempre que um usuário satisfeito e plenamente convencido da qualidade da entrega está cada vez mais próximo de finalizar a conversão.

Mas, para ilustrar de maneira mais completa, é válido dizer que, além de tudo isso, alguns outros benefícios também são garantidos. Tais como:

  • Mais agilidade nos processos;
  • Eficácia em cada uma das ações;
  • Interação efetiva entre a companhia e o cliente;
  • Criatividade nas aplicações.

Formas de utilização

Por fim, é possível dizer que o processo de Design Thinking necessita da implementação de algumas etapas, que não necessariamente devem ser feitas nessa sequência.

Além do mais, pelo fato de tudo ser realizado em grupo, elas podem ser aplicadas em paralelo e serem reproduzidas novamente, caso seja necessário.

Dessa forma, é possível contar cinco critérios essenciais. Para fazer bom uso da estratégia de Design Thinking, é necessário:

  1. Gerar empatia;
  2. Fazer a definição;
  3. Fazer uma idealização;
  4. Definir um protótipo;
  5. Realizar testes.

No final das contas, essa é uma abordagem que busca pela transformação, e é usada não só por empresas, mas também por ONGs e governos de diferentes países do mundo.

Para as circunstâncias das agências, por exemplo, o Design Thinking é uma excelente opção para trazer inovação aos empreendimentos e dar estímulo novo à criatividade dos empregados.

São justamente esses fatores que garantem que o empreendedor e a sua empresa de marketing digital possam sair em vantagem competitiva em relação às outras companhias do mesmo setor.

Existem dois tipos de situações bem comuns desta área em que se pode realizar a aplicação do Design Thinking, são elas: a produção de conteúdos e a construção de branding.

Ao aplicar o método em questão na produção de conteúdo, será possível ajudar a compreender melhor quem é o público-alvo, como ele tem agido, quais são as mídias que ele mais usa, qual a sua linguagem e, acima de tudo, o que ele entende sobre as coisas.

Desta maneira, será possível desenvolver táticas de produção de conteúdo mais interativo, eficaz, visual e funcional para o público, seja ele qual for, comprando materiais eletrônicos ou cortina rolô para sala.

Já a respeito do branding, que é o nome dado ao processo de construção de identidade de uma marca, é possível dizer que fazê-lo da maneira correta é primordial para o sucesso de todo o processo.

Construir uma marca relevante e através de um branding bem estruturado está diretamente relacionado com o Design Thinking.

Oferecer experiências aos defensores fazendo uso do Design Thinking e das suas etapas possibilita uma maior compreensão a respeito de quem são as pessoas que interagem com a empresa e gostam dela e, a partir desse conhecimento, produzir melhores experiências.

Considerações finais

Através de um trabalho bem estruturado de criação, nutrição e execução das ideias em uma empresa, é possível fazer do negócio uma grande aposta para o futuro próximo, independente do seu tamanho e ramo de atuação.

Por meio da estratégia de Design Thinking, é possível conciliar planejamento, análise de dados e atuação prática, sem deixar a desejar em nenhuma das etapas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos