Desde o início da pandemia do novo coronavírus, em março de 2020, os usuários do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) passaram a contar com alguns serviços online, além de outros presenciais realizados exclusivamente mediante agendamento virtual.
De acordo com a direção do órgão, o acesso às unidades para o atendimento presencial só é permitido com a apresentação do protocolo de agendamento.
Para realizar o agendamento, o usuário deve acessar a aba ‘Agendamento de Serviços’, clicar em ‘Agendar Serviço’ e depois ‘Tipo de Serviço’, para escolher a opção desejada.
Após essa etapa os próximos passos são autoexplicativos, indicando os documentos necessários para cada demanda, assim como local, data e horário de atendimento. O protocolo gerado no site deve ser levado ao Detran, seja impresso ou em formato digital.
Pagamento – Boletos podem ser pagos nas agências, aplicativo do Banco do Brasil ou correspondentes bancários. Para quem não é correntista da instituição, os documentos podem ser pagos em um caixa eletrônico do BB, com qualquer cartão de débito de outro banco.
Serviços que podem ser feitos de forma virtual:
- Agendamento de exames;
- Consulta da situação do veículo;
- Consulta da situação de processo do veículo;
- Consulta de infrações;
- Consulta de exames;
- Emissão do certificado de registro de licenciamento do veículo (CRLV) Digital;
- Emissão e impressão de boletos para pagamentos das taxas de licenciamento e do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores);
- Parcelamento de débitos;
- Pontuação e situação da CNH.
Serviços presenciais relacionados à veículos:
- Alteração de características;
- Alteração de dados;
- Atendimento gerência de registro de veículos (GERV);
- Atendimento Renavam/Gravame;
- Autorização CSV;
- Baixa/Implantação de alienação fiduciária;
- Cancelamento de ATPV;
- Cancelamento de bloqueio administrativo;
- Cancelamento de comunicação de venda;
- Comissão de leilão;
- Comunicação de venda;
- Emissão de CRLV digital;
- Entrega de CRV (Recibo/DUT);
- Instalação de placa(s);
- Liberação de veículos;
- Mudança de categoria;
- Primeiro emplacamento;
- Renovação de licenciamento de veículos de carga;
- Segunda via (CRV-e/DUT);
- Solicitação de bloqueio administrativo;
- Solicitação de ofício para liberação de veículos apreendidos de outros órgãos;
- Solicitação de placa(s);
- Solicitação de inspeção veicular;
- Solicitação/emissão de ATPV;
- Suspeita de clonagem;
- Transferência de propriedade;
- Transferência de propriedade de outro estado e vistoria.
Serviços presenciais relacionados à habilitação:
- Adição de categoria;
- Alteração de dados;
- Cancelamento de Renach;
- Captura online;
- Entrega de CNH apreendida;
- Entrega de curso de reciclagem (Certificado);
- Entrega de habilitação;
- Mudança de categoria;
- PID – Permissão Internacional para Dirigir;
- Permissão para dirigir;
- Primeira habilitação;
- RENACH – Entrega da habilitação para cumprimento de penalidade;
- RENACH – Liberação de impedimento do prontuário da CNH;
- Reemissão de RENACH;
- Renovação de CNH com alteração de dados;
- Renovação de CNH com transferência de serviços de outros estados;
- Revalidação de processo de 1ª Habilitação;
- Segunda via da habilitação (CNH);
- Serviço para agendar reteste de legislação;
- Solicitação de certidão de prontuário e transferência de pontuação (multas do DETRAN/PB e de outros estados)
Demais serviços que devem ser agendados:
- Cadastro de instrutor na CCRAF;
- Protocolo de recurso contra autuação/penalidade, infração de trânsito;
- Ressarcimento de taxas ou multas de trânsito;
- Solicitação de suspensão de cobrança de multa, falta de julgamento.