João Pessoa 28.13ºC
Campina Grande 29.9ºC
Patos 35.55ºC
IBOVESPA 158457.48
Euro 6,53
Dólar 5,56
Yuan 0,78
Detran-PB se reúne para discutir fim da baliza na prova prática da CNH
02/02/2026 / 10:54
Compartilhe:
The current image has no alternative text. The file name is: detran-pb-joao-pessoa-mangabeira
Foto: reprodução/ Web

O Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) realiza nesta segunda-feira (2) uma reunião para discutir possíveis mudanças na prova prática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), incluindo a possibilidade de retirar a baliza como etapa eliminatória.

A discussão acontece após a publicação do novo Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular, elaborado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), que estabelece critérios mais claros sobre trajeto, percurso e forma de avaliação dos candidatos durante o exame prático.

O superintendente do Detran-PB, Isaías Gualberto, afirmou que o tema será analisado internamente antes de qualquer decisão. “Vamos ter reunião hoje sobre o tema e iremos deliberar”, disse.

Realidade do dia a dia

Segundo o governo federal, o fim da obrigatoriedade da baliza tem como objetivo tornar a avaliação mais adequada à realidade de quem dirige diariamente. A manobra deixa de ser o foco principal do exame e passa a ser tratada apenas como estacionamento, realizado ao final do percurso.