22.1 C
João Pessoa
20.9 C
Campina Grande
25.5 C
Brasília

Dia do Jornalista: Professoras da UFPB lançam livro com relatos de jornalistas sobre isolamento social

Lançamento acontece nesta quarta-feira (07), às 20h, em live no YouTube

O livro Isolamento Social – Relatos de Mulheres Jornalistas, obra que relata experiências fortes vividas por mulheres jornalistas durante os primeiros meses da pandemia de covid-19, será lançado nesta quarta-feira (07), às 20h, por meio do canal no YouTube ‘Relatos da Pandemia’.

Trata-se de um e-book, livro no formato digital, que tem como organizadoras quatro mulheres também jornalistas: Kiára Fialho, egressa do mestrado em Jornalismo do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA); Sandra Moura, professora da Graduação e da Pós-graduação do CCTA; Sônia Lima, ex-professora do CCTA; e Zezé Béchade. Entre as 64 mulheres autoras, ainda estão as professoras do CCTA: Glória Rabay, que assina o prefácio da obra; Zulmira Nóbrega; Sandra Raquew e Joana Belarmino.

Leia Também

A perspectiva feminina sobre o desafio imposto pelo novo coronavírus à forma de viver, trabalhar e se relacionar é abordada trazendo relatos sobre sentimentos como medo, angústia, insegurança, solidão, insônia e fragilidade vividos pelas escritoras. Os relatos foram escritos de maneira livre, em formas de crônicas e artigos jornalísticos, entre os meses de maio e agosto de 2020.

De acordo com a Profa. Sandra Moura, a ideia partiu de um grupo virtual criado em 2018, após um encontro entre as quatro organizadoras do projeto.

“Tivemos a ideia de contar, em um e-book, o nosso cotidiano a partir do que registrávamos por mensagens no aplicativo, sobre esses dias de assombro da pandemia. Começamos a discutir a produção e edição da obra, quando nos veio a ideia de ampliar os relatos para outras jornalistas que também vivenciavam o distanciamento social”, contou a professora.

Ainda segundo a Profa. Sandra, as jornalistas participantes foram selecionadas a partir dos critérios de ser mulher, jornalista e estar cumprindo o distanciamento social nos meses iniciais à decretação pela Organização Mundial da Saúde (OMS) do estado de alerta da covid-19, preferencialmente na Paraíba.

“Temos autoras das cidades de João Pessoa, Campina Grande, Conde, Cajazeiras, Patos e Sousa, além de três jornalistas que atuaram na Paraíba, mas que vivenciaram o confinamento fora do Brasil.

Na avaliação da Profa. Sandra Moura, o principal aspecto do livro é o aspecto documental que a obra carrega sobre a experiência de viver em meio a uma doença que já é considerada a peste do século XXI.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

#PUBLICIDADE#

Mais Lidas

Polícial Rodoviária Federal morre em Cabedelo

A policial rodoviária federal Renata Maia Pimenta, de 42 anos, morreu na noite desta sexta-feira (20) no prédio onde...

DATAVOX: João Azevêdo lidera com 40,7% das intenções de voto na 1ª pesquisa para governo da PB em 2022

Realizada em parceria entre o Instituto Datavox e o portal PB Agora, a pesquisa aponta o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) em segundo lugar, com 14,2%. Em seguida vem o senador Veneziano Vital (MDB), com 6,6%, o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) com 5,9%, Nilvan Ferreira (PTB) com 3,2% e a vice-governadora do estado, Lígia Feliciano (PDT) com 1%. Indecisos somam 20,3%, enquanto brancos e nulos representam 8,1%.

Palco desaba e deixa formandos de medicina feridos na Grande João Pessoa

Duas  pessoas  foram socorridas com traumatismo craniano encefálico (TCE) após parte da estrutura de um palco desabar, no final da tarde deste sábado (21),...

15 possíveis temas de redação para o Enem 2022

O Portal Nacional da Educação divulgou uma lista com os possíveis temas de redação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem),...

VÍDEOS: Troca de tiros é registrada durante sepultamento de líder de organização criminosa

Uma intensa troca de tiros foi registrada na manhã desta segunda-feira, dia 23, durante o sepultamento do traficante conhecido como "Cara de Chinelo", líder...
#PUBLICIDADE#

ACHAMOS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

#PUBLICIDADE#