Nesta quarta-feira (26), comemoramos o Dia dos Avós, a data tem como propósito honrar e agradecer todo o carinho e consideração que os avós têm por seus netos. Esta também data foi escolhida por marcar o dia de Sant’Ana e São Joaquim, que, segundo a Bíblia, são pais de Maria e avós de Jesus Cristo.
Embora a imagem clássica da vovó tricotando enquanto o vovô ensina os netinhos a jogar dominó, tabuleiro e tudo mais seja adorável e ainda exista, é cada vez mais comum encontrar avós que desafiam estereótipos e mostram-se ativos, joviais e com uma energia contagiante. Esses avós participam de atividades físicas, engajam-se em hobbies modernos e até mesmo utilizam as redes sociais para manter contato ou compartilhar momentos seus netos.
Alguns famosos exemplificam muito bem essa realidade. Vejamos alguns exemplos:
Helô Pinheiro e Rafaella: Eterna “Garota de Ipanema”, Helô Pinheiro tem muitos netos, e Rafaella Pinheiro Justus, de 14 anos, está entre eles. A menina é filha da apresentadora Ticiane Pinheiro com o empresário Roberto Justus.
Importância da figura dos avós na vida das crianças
De acordo com um estudo de 19 anos conduzido pela Universidade de Oxford, a presença dos avós na vida das crianças é extremamente benéfica, pois aquelas que convivem mais tempo com eles demonstram menor probabilidade de desenvolver quadros de ansiedade e depressão na vida adulta. Além disso, as crianças que participaram do estudo apresentaram maior capacidade de empatia, respeito e níveis mais elevados de criatividade.
A psicóloga Patricia Paula Curvello Pereira reforça a importância dos avós se tornarem voluntários para cuidar dos netos enquanto os pais trabalham, pois isso fortalece ainda mais os laços familiares. No entanto, mesmo quando os avós não cuidam dos netos diariamente, sua presença é significativa na criação de memórias afetivas.
O papel dos avós no desenvolvimento emocional e social das crianças é de suma importância. Eles auxiliam na construção de memórias afetivas com significados especiais, contribuindo para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, na construção da identidade e na valorização da história pessoal das crianças. Além disso, oferecem maior segurança para lidar com as questões cotidianas, seja na escola, na vizinhança ou dentro da própria família, como destaca Patricia.
Os avós representam um elo importante entre as gerações familiares. Suas histórias sobre a família e suas experiências de vida têm o poder de fortalecer os vínculos e criar uma conexão com o passado, proporcionando uma valiosa rede de apoio com a chegada dos netos, o que faz toda a diferença nas relações familiares.
Em resumo, os avós exercem um papel fundamental na vida das crianças, contribuindo para seu bem-estar emocional, desenvolvimento social e construção de memórias afetivas significativas. A valorização desse relacionamento intergeracional é de extrema importância para o crescimento saudável e feliz das crianças.
Além disso, os netos podem colher benefícios comportamentais significativos por meio do convívio com os avós. “Esse convívio contribui para a autoestima e a aquisição de habilidades sociais. Outro estímulo é saber lidar com as diferenças e aprender a respeitá-las. Os avós transmitem aos netos, muita segurança, através da sua experiência de vida, transmitindo-lhes valores e princípios. Fazendo com que os netos sempre se sintam amados e acolhidos”, explica Patricia
Os avós têm a oportunidade de compartilhar valores, tradições e experiências de vida valiosas com seus netos. “Através do convívio, exemplos, histórias e tradições familiares, tais como: se sentar a mesa na hora das refeições, o tradicional almoço de família, a iniciação da parte espiritual e etc, cultivando uma relação saudável”, destaca a psicóloga.
“O bom relacionamento entre avós e netos gera mais confiança na criança, fortalece a autoestima e o autoconhecimento, pois os avós são grandes incentivadores e encorajadores de seus netos”, completa.
Dicas para criar memórias afetivas entre avós e netos
Além disso, a psicóloga Patricia Curvello compartilhou importantes dicas para fortalecer as memórias afetivas entre avós e netos. Confira abaixo: