A lei da sobrevivência animal é cruel. Entender que os bichinhos são importantes e merecem ser amados e acolhidos é decisão e precisa ser trabalhado a conscientização humana. Há um avanço nesse sentido, porém o sofrimento animal é uma questão matemática. A multiplicação sem controle é o principal desafio de órgãos públicos e instituições que trabalham em prol da defesa animal.
Igor Máximo, chefe de captura e vacinação do centro de Zoonoses em João Pessoa, relata a luta diária de tantos bichinhos pela sobrevivência em nossa capital. Segundo ele, o Centro de Zoonoses, localizado no bairro Bancários, em João Pessoa, realiza em média 700 castrações mensais de cães e gatos. Como cuidador, aponta que algumas das principais dificuldades enfrentadas pela instituição são a multiplicação dos animais, tratamento de algumas doenças que se alastram na Capital e também o lado financeiro, que possibilita o cuidado com os pets. Diariamente encontra-se nas ruas de João Pessoa, animais atropelados, doentes e em estado precário, no geral. Bichinho sem qualquer proteção que passam fome, sede, sofrem abandono e tantos tipos de abuso físico e psicológico. Atualmente, o Zoonoses abriga em média 50 animais, que estão sendo cuidados enquanto aguardam pessoas responsáveis e amorosas, para adotá-los e proporcionarem um novo lar a esses bichinhos que tanto sofreram.
”É dever do ser humano respeitar e proteger todas as formas de vida.” Especialmente as que são totalmente dependentes de nós.
Como os humanos, os animais são seres que precisam ser tratados de forma correta. Principalmente os de estimações, não é apenas uma questão de vontade. Decidir adotar um animal, precisa ter responsabilidades. Por isso, as instituições de defesa dos animais lutam pela adoção consciente, para que os novos donos garantam o bem-estar do animal.
Em João Pessoa, existem intuições privadas, ajudas voluntárias, que não são financiadas pela Prefeitura, mas que conseguem cuidar de animais em situação de rua. Essas ONGs recebem doações de pessoas que abraçam a causa e conseguem ajuda das próprias Instituições Protetoras de animais.
Mas, o que fazer para adotar? Na maioria das ONGs requerem assinatura de termos de responsabilidades sobre o Pet, com as quais as pessoas se comprometam a cuidar dos animais.
Caso encontre um animal abandonado na rua e não poder cuidar dele, ofereça uma casa temporária, até que o animal fique saudável. É importante procurar uma ONG mais próximo e fazer a doação do animal. Você também pode ajudar essas intuições independentes governamentais com rações, coleiras, brinquedos, roupinhas e tudo mais que um Pet precise.
CENTRO DE ZOONOSES
entra em contato pelo telefone: (83) 3214-3458
Abrigo Da Michelle – Instagram: @abrigodamichelle
Causa Felina – Instagram: @causafelina
Missão Patinhas Felizes – Instagram: @missaopatinhasfelizes
F5 Online com reportagem de Aline Ramalho e Luan Araújo