João Pessoa 30.13ºC
Campina Grande 28.9ºC
Patos 30.72ºC
IBOVESPA 128496.08
Euro 5.4528
Dólar 5.0689
Peso 0.0058
Yuan 0.7001
Dicas de instalação de peças de moto
10/08/2023 / 17:30
Compartilhe:

A instalação de algumas peças como bateria ou velas é extremamente fácil, e com essas dicas, qualquer pessoa conseguirá realizá-la em sua residência

Com as ruas brasileiras sendo tomadas pelos carros e veículos longos, para conseguir se livrar do trânsito insano, principalmente nos horários de pico nas grandes cidades como: São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, milhares de pessoas começaram a investir nas motocicletas como seu principal meio de locomoção.

Graças a isso, instalar novas peças de moto para otimizar a experiência de direção do condutor, segurança e economia, é algo extremamente importante. Seja para realizar a troca de óleo, bateria ou até mesmo de outras peças que influenciam diretamente na estética da motocicleta, saber fazer a manutenção por si só irá proporcionar ao condutor uma boa economia que seria gasta com mecânico.

Dito isso, a seguir estão as melhores dicas para ajudar na instalação de peças de moto de maneira simples, prática e rápida. Sem complicações desnecessárias e tutoriais complexos.

Trocando peças importantes de moto

Para conseguir realizar a manutenção ou troca de qualquer peça da motocicleta, o primeiro passo é ter em mãos as ferramentas certas para iniciar o procedimento. Por isso, antes de iniciar qualquer etapa, é importante separar todas as ferramentas para não haver erros.

Trocando bateria

Uma das peças mais trocadas nas motocicletas atuais são as baterias que podem estar com problemas de carga. Para realizar essa manutenção, não é necessário ter muitas ferramentas, apenas as chaves certas que irão depender do modelo de moto que o condutor possui. Se atentar a bateria correta também é importante, afinal existem diversos tipos de potência de bateria, que variam de acordo com as cilindradas da motocicleta.

Para iniciar a troca, será necessário identificar onde a bateria está localizada, em sua grande maioria, elas costumam ficar embaixo do assento, mas isso irá depender do modelo da moto. Ao encontrar, é possível presenciar uma caixa com dois conectores apontando símbolos + (positivo) e – (negativo). 

Se atentar nesta parte é muito importante para não acontecer nenhum problema. Após fazer os procedimentos anteriores, é preciso desligar as ancoragens. Certificar-se de que elas não irão se tocar é muito importante. Assim que os conectores estiverem desplugados da moto, é possível retirar a bateria velha e realocar a nova. Descartar a bateria no lugar adequado é necessário, já que a mesma possui diversos líquidos tóxicos que podem contaminar a casa e o meio ambiente. 

Trocando as velas

Outro componente dentro da motocicleta que vale a pena saber realizar a manutenção são as famosas velas. Se não realizar a manutenção desses componentes, é notável a perda de potência da moto e o consumo maior de combustível. 

Sua troca é bastante simples e, através de poucos passos, poderá livrar o condutor de passar vários apuros com seu veículo. Antes de iniciar o processo de troca de velas, é importante saber que elas são sensíveis e não podem cair no chão ou ser batidas em qualquer superfície. 

Por menor que seja o impacto, pode causar danos irreversíveis na peça.  Para iniciar sua troca, o primeiro passo é retirar o assento da moto com a chave de fenda. Quando o caminho para as velas estiver exposto, será necessário retirar a pipeta da vela e limpá-la, para posteriormente aplicá-la no lugar com as novas peças.

Após retirar as velas anteriores, com delicadeza e pressionando com uma única mão, aperte a vela e use uma chave para fixá-la bem. Depois disso, basta remontar o assento e voltar a pipeta no lugar sobre a nova vela.

Manter sempre chaves de fenda e cavalete traseiro por perto são as melhores dicas para quem possui moto e deseja realizar por conta própria a instalação de peças e componentes essenciais. 

É importante salientar que dependendo da instalação da peça, se envolve a questão de embreagem, freios ou fatores do tipo, o mais recomendado é ir atrás de serviço especializado. Afinal, qualquer deslize nessas peças pode ocasionar em um acidente que ponha em risco a vida do condutor.