João Pessoa 25.13ºC
Campina Grande 21.9ºC
Patos 26.1ºC
IBOVESPA 128896.98
Euro 5.9176
Dólar 5.4291
Peso 0.0059
Yuan 0.7487
Dicas para manter suas joias impecáveis
01/02/2023 / 10:03
Compartilhe:

Com o passar do tempo, joias e outras bijuterias podem acabar desgastando e enferrujando. No entanto, existem algumas dicas para preservá-las e deixá-las novas em folha

Quem não gosta de ganhar presentes? Seja um presente comprado por você para si próprio ou para uma pessoa querida, é uma forma de demonstração linda de amor. E um dos presentes queridinhos das pessoas são joias e acessórios!

 

Além de complementarem bem seu look do dia, as joias dão um ar refinado e elegante à sua combinação. Sejam de ouro, prata ou outro material, por vezes, elas possuem um valor sentimental ou podem ser até o símbolo de um relacionamento com alguém especial. Por isso, as pessoas sempre mantêm uma rotina de cuidados com semijoias.

 

Porém, com a poluição do cotidiano e com o passar do tempo, algumas peças podem acabar se deteriorando, enferrujando ou escurecendo. Calma, nem tudo está perdido! Confira algumas dicas para deixar suas joias sempre impecáveis e com aspecto novo.

Flanela de polimento

Devido ao clima, exposição do sol e contato com a água, as joias podem acabar escurecendo e perdendo o brilho. Isso causa chateação e frustração em seus consumidores. No entanto, dependendo da marca da sua bijuteria, ela pode ser acompanhada de uma flanela de polimento.

 

Essa flanela possui um produto em sua composição que ajuda a remover as partes escuras do item e devolve o brilho, deixando-a como nova. Por isso, atente-se à hora de comprar para ver se ela vem acompanhada desse produto ou você pode adquiri-la à parte.

Receitas caseiras

Outra opção podem ser as receitas caseiras, que gastam menos e contêm resultados satisfatórios para a maioria dos internautas. Porém, cuidado: dependendo do material do produto, ele pode acabar estragando, então, certifique-se de que ele pode ter contato com os itens das receitas. 

Água morna com detergente

Uma das receitas para deixar seu colar, brinco ou anel brilhando e como novo, sem resíduos de sujeira, é misturar água morna com detergente neutro ou de coco. Logo após fazer a mistura, esfregue na joia com uma escovinha para retirar as partes escurecidas e seque. Seu produto deve ficar com um brilho radiante! 

Pasta de dente

Usada também para limpar tênis brancos, a pasta de dente é um item que pode ajudar na hora de deixar sua bijuteria como nova. A receita não tem segredo: é só esfregar uma escovinha com pasta de dente na peça, enxaguar e secar. Assim, você tirará a poeira e os resíduos de sujeira, dando um novo aspecto para sua preciosidade.

Bicarbonato de sódio e detergente com água morna

Essa receita é bem parecida com a primeira. No entanto, você usará apenas cinco gotas de detergente neutro e misturará com água morna e bicarbonato de sódio. Da mesma forma, irá esfregar a mistura, enxaguar sua joia e secá-la. O bicarbonato pode ajudar a combater bactérias e outras sujeiras que podem ficar na joia devido ao uso excessivo, suor e clima.

Leve a um profissional

Você também pode levar a bijuteria a um profissional que manuseia joias. Geralmente, ele possui produtos específicos para limpar sua joia sem danificá-la, além de restaurá-la se tiver algum problema com o fecho, por exemplo. No entanto, é um serviço com o qual você pode ter que gastar um pouco mais. 

Mantenha em lugares com temperatura ambiente

Outra dica é manter suas joias em locais que não sejam úmidos, de preferência em uma temperatura ambiente. Assim, você a conservará por mais tempo. Não leve para o banho e tire-a antes de dormir, a fim de que o item não contraia sua transpiração.