João Pessoa 24.13ºC
Campina Grande 22.9ºC
Patos 22.75ºC
IBOVESPA 126526.27
Euro 5.5099
Dólar 5.1163
Peso 0.0059
Yuan 0.7062
Diplomação dos eleitos na PB consagra Republicanos como a maior bancada no Congresso e ALPB
20/12/2022 / 11:17
Compartilhe:

Um total de 36 deputados estaduais, 12 federais, um senador, o governador e vice-governador do estado, além de suplentes de parlamentares passaram pela cerimônia de diplomação dos eleitos realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), na noite desta segunda-feira (19.20), no Centro de Convenções de João Pessoa.

A cerimônia marca o fim do processo eleitoral e é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito de forma democrática pela população, estando apto a tomar posse no cargo.

Na Paraíba, a legenda que conseguiu elegeu a maior bancada para a Assembleia Legislativa (ALPB) e para a Câmara Federal foi o Republicanos. Pelo partido, foram diplomados ao Congresso os deputados federais Hugo Motta, Murilo Galdino e Wilson Santiago, além dos suplentes Raniery Paulino e Valdir Trindade.

Os deputados estaduais eleitos e diplomados foram Adriano Galdino, Francisca Motta, Danielle do Vale, Wilson Filho, Bosco Carneiro, Branco Mendes e Jutay Meneses. Também foram diplomados os suplentes de deputado estadual, Silvia Benjamin e Alexandre de Zezé.

Presidente do Republicanos no estado e reeleito deputado federal com 158.171 votos, Hugo Motta afirma que “ser diplomado pela quarta vez como deputado federal pela Paraíba traz grande responsabilidade. Pretendo corresponder trabalhando muito, trazendo muitos recursos e ações para o povo paraibano”.

Deputada Chica Motta retorna a ALPB depois de mais de 10 anos – Foto: Erik Clementino

Adriano Galdino, atual presidente da ALPB, declarou que “fazer uma Paraíba melhor e mais justa para todos” é um dos objetivos.

Já a deputada Francisca Motta, eleita com 40.230 votos e de volta à Assembleia Legislativa do estado após mais de dez anos, defendeu a emancipação e o empoderamento das mulheres como solução para o desenvolvimento sustentável e o combate às desigualdades.

“Sempre tive a convicção de que a mulher na política é um poderoso instrumento de motivação e inspiração. Acredito que a verdadeira transformação política é feminina. São 90 anos do voto feminino do Brasil. Avançamos nas eleições 2022, mas, o maior desafio, é fazer crescer o número de mulheres eleitas, para que a tomada de decisão aconteça também, a partir da ótica e das urgências das nossas mulheres”, ressaltou a parlamentar.