A chegada de um transformador de energia de 250 toneladas à Paraíba virou inspiração para um hit musical. O DJ paraibano Marcílio Barbosa compôs uma música sobre o transporte do equipamento, que movimenta as redes sociais.
O artista contou que a composição foi feita em apenas 30 minutos, com a ajuda do filho. “Levou pelo menos uns trinta minutos, meia hora. Veio na minha cabeça, meu filho fez a letra, e a gente fez. E graças a Deus, tá aí, visualizando geral”, afirmou DJ Marcílio Barbosa ao g1.
A letra faz referência à chegada do comboio ao estado e menciona uma celebração popular com churrasco e festa: “Eu disse, ela tá chegando, ela tá chegando, a carreta e o transformador / Ela tá chegando, olha, passou foi na cidade e todo mundo endoidou / Chegou na Paraíba, a festinha começou / O churrasco tá rolando, todo mundo tá bebendo / Esperando a carreta pra fazer o movimento”.
A canção reflete a empolgação gerada pelo transporte do transformador. Em Pernambuco, onde o equipamento passou antes de entrar na Paraíba, também houve curiosidade entre os moradores, que se aglomeraram para acompanhar a passagem do comboio.
O transporte da carga, que saiu no quilômetro 94, no Cabo de Santo Agostinho, é feito por uma combinação de veículos composta por três caminhões e dois semirreboques de grandes dimensões, além de uma base para o transformador.
A estrutura tem como destino final a cidade de Nova Palmeira, na Paraíba, e será instalada em um parque eólico em operação na região.
Na Paraíba, o veículo gigante irá passar pelas BR’s 101 e 230, entre as cidades de Alhandra, Bayeux, João Pessoa, Itabaiana e Riachão do Bacamarte. Para o transporte seguro do equipamento, será preciso interditar duas faixas de um dos sentidos das rodovias.
Para não causar grandes impactos na trânsito da região, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), fará uma operação especial de escolta da carreta a partir desta terça-feira (18) seguindo até domingo (23), entre 23h e 4h da manhã do dia seguinte.
A orientação da PRF é que os motoristas antecipem ou adiem viagens pelas BR-101 e 230 quando escola será feita. Caso isso não seja possível, a recomendação é buscar rotas alternativas.
+ Receba as notícias do F5 Online no WhatsApp