A segunda edição do Djaniras – Mostra de Cinema Feminino -, está com inscrições abertas até o dia 3 de junho. O evento acontecerá nos dias 6, 7, 8 e 9 de agosto na Usina Cultural Energisa, em João Pessoa (PB), com entrada gratuita. A proposta da mostra é incentivar a produção audiovisual realizada por mulheres através da difusão das suas obras.
A mostra está recebendo filmes com temática livre feitos por mulheres cis, trans ou travestis para duas mostras competitivas: a Mostra Margarida para realizadoras paraibanas e a Mostra Acácia para realizadoras de outros estados do Brasil.
“Ao longo dos anos, a Carambola Filmes vem realizando projetos de audiovisual feito por mulheres. A Djaniras também funciona como uma vitrine para mulheres realizadoras, por isso a importância de que mulheres de todo o Brasil possam se inscrever”, afirma Drica Soares, coordenadora geral da mostra.
Outro propósito da mostra é facilitar o acesso da produção audiovisual, atraindo um público plural, ampliando o leque de espectadores e fortalecendo a plateia, essa parcela tão importante do audiovisual. “Sabemos que, sempre presente no audiovisual, o trabalho das mulheres tem conquistado cada vez mais espaço atrás das câmeras. Com o intuito de apoiar o cinema feminino e estimular a sua divulgação na Paraíba, a mostra promove exibições de filmes, encontros entre realizadoras e o público, além das oficinas de formação e mesas de debates”, detalha Martina Nobre, também coordenadora do evento.
A primeira edição do Djaniras aconteceu em 2022 na cidade de Remígio, no interior paraibano. A mostra contou com a exibição de mais de 20 filmes, oficinas e rodas de conversas.
A Djaniras é uma realização da Carambola Filmes com incentivo do Governo Federal através da Lei Paulo Gustavo com recursos geridos pela Fundação de Cultura de João Pessoa (Funjope), apoio da Energisa e patrocínio do Banco do Nordeste (BNB), através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).