O streaming é tendência mas ir até uma sala de cinema é um hábito cultural que provavelmente nunca morrerá, seja pela magia ou pela nostalgia. Em João Pessoa, setembro começa com a estreia de longas e curtas-metragens para várias idades e gostos. No Cine Bangüê do Espaço Cultural, a programação traz a exibição de oito filmes, sendo sete estreias e uma continuação, além de sessões especiais com a presença de diretores. Confira a sinopse de alguns deles:
Em “A viagem de Pedro”, escrito e dirigido por Laís Bodanzky e protagonizado por Cauã Reymond, é abordada de forma intimista a vida de Dom Pedro I e os eventos históricos que giram em torno do príncipe, com atenção para um momento determinante de sua trajetória.
Também chega às telas “IL Buco”, terceiro longa de Michelangelo Frammartino, que mostra o período durante o boom econômico da década de 60, a construção do edifício mais alto da Europa e a exploração da caverna mais profunda do velho continente: o Abismo Bifurto, 700 metros abaixo da Terra.
“Os Primeiros Soldados”, premiado longa de Rodrigo de Oliveira, dialoga com o Brasil contemporâneo ao resgatar o começo da epidemia da AIDS nos anos de 1980. Já a animação “Além da Lenda”, com direção de Marília Mafé e Marcos França, conta a história de um livro sagrado que reúne todas as lendas do folclore brasileiro, e é escondido na Montanha Coração do Brasil.
Em “Casa de Antiguidades”, produção brasileira representante do país no Festival de Cannes, o espectador é convidado a uma experiência sensorial por meio de um suspense político.
Com estreia nacional marcada para o próximo dia 22, “Desterro” de Maria Clara Escobar fala sobre perda, morte e a luta por ser mulher.
Outro filme em exibição no Cinê Banguê neste mês é “Ilha de Bergman”, que trata sobre um casal de cineastas que viaja à ilha para superar uma crise criativa.
Estreia do mês de agosto, o filme “Marte Um”, dirigido por Gabriel Martins, continua em cartaz. O filme acompanha o dia a dia de uma família negra de classe média baixa na periferia de uma grande capital. Entre trabalhos, utopias, amores e traumas, os Martins tentam seguir vivendo num Brasil em mudanças. No próximo dia 12, acontecerá uma sessão especial seguida de debate com a participação do diretor e mediação de Ian Abé.
Os ingressos do Cine Banguê custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia) e a bilheteria abre uma hora antes da exibição. O pagamento pode ser feito em espécie ou PIX.
Ver essa foto no Instagram
IL Buco
A viagem de Pedro
A ilha de Bergman
Marte um
Os primeiros soldados
Além da lenda
Desterro
Casa de antiguidades
Entre as estreias deste fim de semana nas salas do Manaira e Mangabeira Shopping, os amantes da sétima arte podem conferir o drama “Predestinado”, longa baseado em fatos reais, protagonizado por Danton Mello e com Juliana Paes no elenco.
“Predestinado” acompanha a vida do médium mineiro José Pedro de Freitas, mais conhecido como Arigó. Através do espírito de Dr. Fritz, médico alemão falecido durante a Primeira Guerra Mundial, José Arigó se tornou uma esperança de cura para milhões de pessoas ao redor do mundo. O filme também está em cartaz no Tambiá Shopping e no Cineserclas do Partage, em Campina Grande,
Terceiro longa de terror cineasta Jordan Peele, diretor de “Corra” e “Nós”, “Não! Não Olhe!” segue em cartaz no Cinépolis. Com a ótima Keke Palmer (True Jackson, Alice, Scream Queens), Steven Yeun (The Walking Dead) e Daniel Kaluuya (Judas e o Messias Negro), o filme se passa em uma cidade do interior da Califórnia que começa a registrar eventos bizarros e extraterrestres.
Keke e Kaluuya vivem um casal de irmãos que possuem um rancho de cavalos e são vizinhos de um parque de diversões de uma série de televisão do personagem interpretado por Steven Yeun, inspirada no velho oeste. Os dois começam a testemunhar situações estranhas e discos voadores.