O documentário “Amazonia. The Space of Life”, com previsão de lançamento para 2024, tem como protagonista o professor de dança e coreógrafo Rodrigo Baima, a partir de suas vivências junto ao Centro de Formação Educativo Comunitário Irmã Antonietta Defrancesco (CEFEC), ONG fundada em 2009 pela Congregação das Irmãs da Providência, na cidade de Santa Rita, na Paraíba.
O filme, dirigido por Lia Beltrami, foi apresentado pela diretora italiana na noite do Gran Gala no Hotel Carlton, no coração do Festival de Cinema de Cannes 2023, na França, na última semana. A cerimônia contou com a presença da ministra dos Povos Indígenas do Brasil, Sônia Guajajara, e personalidades envolvidas em causas ambientais, como o ator Leonardo Di Caprio e a cantora italiana Arisa.
Durante o evento, um grupo de 20 jovens da periferia de Marcos Moura, em Santa Rita, liderados por Rodrigo Baima, se apresentou com o espetáculo de dança e capoeira “Laudato si’. O Espaço da Vida na Terra”, que reflete sobre ecologia integral, a defesa da Amazônia e a cultura e resistência dos povos originários, aspectos que também são abordados no filme.
Nesta quarta-feira (24.05), os jovens paraibanos apresentaram o espetáculo para o Papa Francisco, durante audiência na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Eles entregaram um cocar ao pontífice e também cantaram o “Rap da Felicidade”, sucesso brasileiro dos anos 90 que denuncia a violência existente nos espaços de favela e vulnerabilidade socioeconômica.
Francisco ainda saudou o grupo durante discurso: “Saúdo cordialmente os fiéis de língua portuguesa, especialmente os peregrinos vindos de Bragança (Portugal) e de Brasília, Rio Grande do Sul, Campo Magro, Divinópolis e Marcos Moura (Brasil). Queridos irmãos e irmãs, é o Senhor que nos sustenta no anúncio do Evangelho. Oxalá possam sentir sempre o conforto do Seu Espírito, que reconstrói a harmonia entre nós e nos abre novos caminhos de evangelização. Que Nossa Senhora proteja cada um de vocês e respectivas famílias.”
Antes do Vaticano e de Cannes, os jovens, que estão em turnê, levaram a apresentação para São Paulo.
“Estar ali com o Papa, firmando esse compromisso, foi muito importante para cada menino e menina. E ele chegou a fazer uma pergunta: ‘faz horas que vocês estão alí cantando, pulando, dançando e jogando capoeira, vocês não cansam?’ E todos os jovens gritaram: ‘nãoooooo!'”, contou Rodrigo ao Vatican News.
A primeira parte do documentário “Amazon , The Space of life” foi gravado na Amazônia e em Marcos Moura, na Paraíba. A segunda parte está sendo gravada durante a passagem do espetáculo pelo exterior.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram