João Pessoa 31.13ºC
Campina Grande 31.9ºC
Patos 36.5ºC
IBOVESPA 127791.6
Euro 6.1013
Dólar 5.7947
Peso 0.0058
Yuan 0.8013
Documentário celebra 19 anos do Ateliê Multicultural Elioenai Gomes
25/09/2024 / 10:19
Compartilhe:

Há 19 anos, no coração do Centro Histórico de João Pessoa, um espaço surgiu com o objetivo de transformar vidas por meio da arte e da cultura. Esse legado agora ganha as telas com o documentário “O Legado do Ateliê Multicultural Elioenai Gomes”, que será lançado no próximo dia 27 de setembro, às 19h, no próprio Ateliê. Dirigido por Valderiza Pereira, o filme de 15 minutos apresenta a trajetória de quase duas décadas da instituição, destacando seu papel fundamental na promoção da diversidade cultural e inclusão social.

O documentário, realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, explora o impacto cultural do Ateliê, que funciona de forma coletiva e sem apoio governamental desde 2004. Suas produções artísticas e eventos como o Baile Afro e o Cortejo de Oxalá, além de projetos inovadores como o “reciclos”, são retratados como exemplos de iniciativas que valorizam a cultura afro-brasileira e fortalecem a economia criativa local.

“Ao longo desses anos, o Ateliê se consolidou como um importante espaço para a preservação e promoção da cultura afrodescendente. Essa produção audiovisual é uma forma de contar essa rica história, que impacta diretamente a cena cultural paraibana”, comenta a diretora Valderiza Pereira, que contou com uma equipe formada por homens e mulheres, sendo a maioria mulheres.

“Produzir esse documentário sobre o Ateliê é uma extensão do trabalho coletivo que ele representa em João Pessoa. É mais do que uma obra audiovisual; é a continuidade de uma missão cultural e social que transforma vidas há anos”, conclui Valderiza.

O Ateliê Multicultural Elioenai Gomes já foi reconhecido com prêmios como o Prêmio Economia Criativa da Secretaria Nacional de Economia Criativa, a Comenda Cultural Ariano Suassuna e o título de Empreendimento de Sucesso pelo SEBRAE/PB. Com o documentário, o espaço reafirma seu compromisso com a inclusão social e a promoção da diversidade cultural.