Dois matadouros nas cidades de Santa Rita e Esperança tiveram as atividades embargadas pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), durante operações realizadas na segunda (11) e terça-feira (12), por irregularidades que representam riscos ao meio ambiente.
Em Santa Rita, o alvo foi um matadouro privado reincidente. O local já havia sido interditado anteriormente, mas voltou a funcionar sem regularizar as pendências. Os técnicos da Sudema constataram o lançamento de efluentes sem tratamento diretamente na natureza. A multa aplicada foi de mais de R$ 24 mil.
Já em Esperança, a fiscalização ocorreu no Matadouro Público Municipal. As irregularidades encontradas incluíram ausência de licenciamento ambiental, descarte de efluentes com sangue sem tratamento no solo e em um curso d’água próximo, além do depósito inadequado de resíduos sólidos, como carcaças e chifres. Nesse caso, as multas somaram cerca de R$ 33,4 mil.
As atividades nos dois estabelecimentos permanecerão suspensas até que todas as pendências sejam sanadas e as exigências dos órgãos ambientais atendidas.