O Arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson, falou pela primeira vez após a escolha do Papa Leão XIV e acredita que o novo líder da Igreja Católica vai seguir com o pontificado do Papa Francisco.
Em uma entrevista dada na tarde desta quarta-feira (8), Dom Delson destacou que o cardeal estadunidense Robert Francis Prevost deve promover algumas mudanças, mas que o legado do seu antecessor irá continuar.
“O Espírito Santo mandou um Papa que vai dar continuidade ao pontificado do papa Francisco, isso é uma coisa muito boa. A gente sempre espera que a igreja não tenha interrupção, rupturas, mas tenha continuidade, certamente vai mudar alguma coisa”, disse o Arcebispo.
Dom Delson ainda elogiou a formação agostiniana do novo pontífice e ressaltou que a escolha do nome indica uma relação com a doutrina social.
“No rumo, ele tem uma espiritualidade agostiniana, portanto muito fundamentado para o pensamento de São Agostinho, que é o pensador mais espetacular da igreja, mais conhecido, amado, pesquisado, estudado. Certamente irá dar uma contribuição muito grande à igreja. Também a escolha do nome me chamou muito atenção, Leão XIV tem uma relação com Leão XIII, um grande Papa, que iniciou na igreja a preocupação com a doutrina social”, disse o Arcebispo.
O Papa Leão XIV será o primeiro estadunidense a ocupar o cargo mais importante da Igreja Católica. Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi eleito entre os 133 cardeais como o sucessor do Papa Francisco no segundo dia do conclave.