João Pessoa ºC
Campina Grande 25.9ºC
Patos 34.28ºC
IBOVESPA 133616.63
Euro 6.47668
Dólar 5.5751
Peso 0.00433886
Yuan 0.77673907
Donald Trump é diagnosticado com insuficiência venosa crônica
17/07/2025 / 18:15
Compartilhe:
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump – Foto: Carlos Barria/Reuters

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi diagnosticado com insuficiência venosa crônica. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (17) pela porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, durante uma coletiva com repórteres.

Segundo Leavitt, o diagnóstico foi feito após Trump apresentar inchaço nas pernas e hematomas nas mãos. Ele foi submetido a exames de sangue e ultrassom, que confirmaram a condição. A porta-voz explicou que se trata de uma doença comum, especialmente em pessoas com mais de 70 anos.

Fotos recentes do presidente mostraram pequenos hematomas no dorso da mão. Isso é consistente com uma leve irritação dos tecidos moles causada por apertos de mão frequentes e pelo uso de aspirina, que faz parte de um regime padrão de prevenção cardiovascular, afirmou.

O comunicado foi feito após especulações da imprensa americana sobre a saúde do presidente, motivadas por imagens em que ele aparece com os tornozelos inchados e as mãos aparentemente maquiadas. Leavitt disse que, por transparência, Trump decidiu tornar público o diagnóstico, mas minimizou a gravidade da condição: “O presidente continua com excelente saúde, algo que todos vocês testemunham diariamente aqui”, declarou.

A insuficiência venosa crônica ocorre quando as veias das pernas apresentam lesões que dificultam o retorno do sangue ao coração, causando inchaço, dor e, em alguns casos, varizes.

O anúncio acontece em um momento delicado do mandato de Trump, que enfrenta críticas inclusive de aliados, por conta de seu suposto envolvimento no caso Jeffrey Epstein.

+ Receba as notícias do F5 Online no WhatsApp

*com informações do g1