Os donos de pequenos negócios que desejam solucionar conflitos sem acionar a Justiça podem contar com um serviço on-line e gratuito da Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial (CBMAE), que integra a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).
Até o dia 31 de janeiro, o Sebrae, em parceria com a CACB, realiza uma campanha nacional de mediação para atender, com maior rapidez e sem custos, empresários de todo o país que estejam envolvidos em questões no valor de até R$ 20 mil. Para isso, basta acessar a plataforma on-line no endereço eletrônico https://cacb.org.br/cbmae-online/ e seguir o passo a passo das orientações.
De acordo com o Sebrae, o serviço é um importante aliado dos empreendedores, uma vez que, com os impactos da pandemia, muitas micro e pequenas empresas ainda enfrentam dificuldades para honrar os compromissos financeiros, enquanto que os consumidores também sofrem com o peso da inflação e com a alta dos juros.
Segundo dados divulgados recentemente pela Serasa Experian, as micro e pequenas empresas (MPEs) lideram os pedidos de recuperação judicial no Brasil. Dos 60 pedidos realizados em outubro, por exemplo, 32 foram solicitados pelos pequenos negócios, 22 por médias empresas e apenas seis por grandes empresas.
Ainda segundo o levantamento, o setor de serviços é o que mais apresenta pedidos de recuperação no país. O número de solicitações manteve-se estável em comparação com setembro, mas a expectativa é que ele deve aumentar no início do ano, após o período mais favorável do final do ano para os negócios.
De acordo com a analista técnica do Sebrae Paraíba, Márcia Timótheo, a iniciativa é importante para os pequenos negócios, pois permite a solução de impasses de forma mais eficaz.
“A mediação é uma alternativa muito interessante ao micro e pequeno empresário porque permite que impasses com fornecedores, clientes e outros contratantes sejam resolvidos de forma mais rápida e mais barata. A opção pela mediação também evita que os litígios sejam levados ao judiciário, onde os empresários se veriam travando uma batalha longa e custosa, que pode representar uma considerável redução no poder de investimento dos pequenos negócios, sem a certeza de êxito e de resolução do problema”, explicou.
Ainda falando sobre a possibilidade de mediação, a analista do Sebrae Paraíba também destacou outras vantagens do serviço.
“Tanto do ponto de vista operacional, quanto financeiro, é muito pertinente que o pequeno negócio opte por levar seus conflitos à mediação, para que possa concentrar sua atenção e investimentos no crescimento de sua atividade. Ainda, por ser uma solução negociada e que leva em conta as peculiaridades dos conflitos e as particularidades dos envolvidos, há uma tendência de que as partes cumpram o pactuado, o que facilita o planejamento financeiro dos empresários”, concluiu Márcia Timótheo.