João Pessoa 30.13ºC
Campina Grande 26.9ºC
Patos 28.15ºC
IBOVESPA 125924.19
Euro 5.5165
Dólar 5.1936
Peso 0.0059
Yuan 0.7172
“Dormir bem” entra na lista de hábitos essenciais para coração e cérebro; veja 5 dicas para afastar a insônia
23/08/2022 / 08:15
Compartilhe:

Uma das principais entidades de cardiologia do mundo, a Associação Americana do Coração adicionou “dormir bem” à lista de hábitos essenciais para preservar a saúde do coração e do cérebro. A relação não era alterada há 12 anos.

A orientação se junta agora a outros hábitos recomendados pela entidade, entre eles evitar o tabagismo, ter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos e controlar o peso, pressão arterial, concentração de gorduras e açúcar no sangue.

Apesar de ser quase senso comum que dormir bem é essencial para a saúde física e mental, 74% dos brasileiros afirmam terem adquirido um ou mais problemas para dormir desde o início da pandemia, aponta estudo da empresa de tecnologia em saúde, Royal Philips.

De acordo com o neuropsicólogo Ernani Carioni Filho, um sono de má qualidade, no médio e longo prazo, pode gerar diversos impactos para a saúde, afetando o desempenho intelectual, o humor, a memória, o controle do peso corporal, a redução da imunidade além do aumento do risco de doenças como diabetes, hipertensão arterial, obesidade e depressão.

Confira, a seguir, 5 dicas para melhorar a qualidade do seu sono:

Não forçe

Se você ficou deitado na cama por 20 minutos e não consegue adormecer, tente se levantar e se envolver em uma atividade relaxante, como ler, ouvir música ou ouvir um podcast. Mantenha a iluminação fraca e volte para a cama quando se sentir mais sonolento.

Dieta

Mantenha uma dieta saudável, livre de alimentos de difícil digestão no período noturno, como massas, doces e carnes gordas em geral. Refeições antes de dormir podem dificultar o adormecer e manter o sono. Programe-se para fazer uma refeição leve até 2 ou 3 horas antes de deitar-se. A cafeína presente no café e em diversas bebidas, como energéticos, é um forte estimulante, o que significa que é seu trabalho estimular ou inibir o sono. Consumi-la muito perto da hora de dormir pode dificultar o adormecer e permanecer dormindo. Além disso, tome cuidado com fontes ocultas de cafeína, como chocolate, barras de proteína, chás e até mesmo alguns medicamentos.

Exercício

Pratique ou mantenha sua rotina de atividades físicas. Contudo, evite atividades próximas ao horário de dormir, pois a liberação de adrenalina após a atividade física pode atrapalhar seu sono. Caso seja seu caso, tente agendar sua atividade para o período diurno.

Ioga, alongamento, meditação

Com foco na respiração e atenção ao corpo, a ioga – particularmente as posturas de ioga restauradoras – podem ser uma boa maneira de se preparar para o sono. Busque atividades como meditação para lidar de forma mais assertiva com o estresse diário.

A incorporação de técnicas de relaxamento em sua rotina é recomendada para reduzir a ansiedade e o estresse, duas emoções comuns que podem inibir muito a sua capacidade de adormecer. O objetivo das técnicas de relaxamento é acalmar a mente e eliminar as preocupações, concentrando-se apenas nas sensações do corpo e da respiração. Treinar sua mente através da meditação para se livrar do ruído, literal e figurativamente, terá um efeito profundo em seus hábitos de sono.

Medicação

Cuidado com o uso de medicação para o sono sem prescrição médica. Elas podem ter efeitos colaterais negativos!

F5 Online com informações do Valor Econômico