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E-commerce: 9 ações de marketing para impulsionar seu site
03/08/2022 / 15:22
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O e-commerce, conhecido também como comércio eletrônico, é uma forma de negócio no qual as transações comerciais são realizadas totalmente pela internet. 

Ele abrange desde a escolha do produto até a finalização do pedido, com o pagamento do mesmo.

Tem sido uma das práticas mais utilizadas atualmente, totalmente segura e que proporciona maior conforto para os clientes, já que eles não precisam estar presentes nos comércios de forma física.

É por meio do ambiente online, extremamente importante para as lojas de condimentos árabes, que o produto pode ser vendido com qualidade, sendo a logística de entrega o único passo a ser avaliado com mais atenção, para que não aconteçam imprevistos.

Importância do ambiente online para as empresas

A internet é um facilitador nas diversas funções empresariais, pois ela pode promover produtos e serviços, assim como expandir o contato com clientes e aumentar a produtividade dos colaboradores.

Estar online também proporciona que a atuação de uma empresa possa ser incluída em novos mercados. 

Porém, muitas delas ainda não acreditam no potencial dessa ferramenta para vender rastreador veicular, por exemplo.

As possibilidades que a internet fornece podem expandir uma loja até mesmo para comercialização de seus produtos e serviços em outros países, alavancando ainda mais os lucros, se for utilizada de forma correta e eficiente.

Quando um comércio adota a internet em seus negócios não é necessário um escritório físico e funcionários para realizarem o trabalho, pois o acesso remoto possibilita o compartilhamento de arquivos, através de celulares que se conectam com a rede.

Portanto, o cadastro de clientes, seus pedidos de informações e as compras de uniforme de empregada doméstica podem ser feitos rapidamente, poupando tempo para o cliente, e a empresa e os funcionários podem trabalhar de forma mais flexível.

A internet reduz também a anotação de recados e telefones em papel, porque atualmente o uso do e-mail facilita muito o contato com os consumidores e ele é muito valorizado dentro da empresa. As pessoas sempre possuem um e-mail de contato.

A internet ainda facilita que as mensagens enviadas sejam arquivadas de forma segura, podendo se tornar de muita importância para futuros contatos com clientes que desistiram de suas compras e que podem ser acionados novamente para que retornem.

Para os clientes, quando uma loja está no ambiente online, o acesso aos telefones e endereços do site da empresa de impressão de rotulos de cerveja podem ser muito rápidos.

Com a mobilidade empresarial não há a necessidade de investimentos em estruturas físicas. 

Isso possibilita a redução de custos com equipamentos, nas despesas com energia elétrica e no pagamento de aluguel de salas ou imóveis, por exemplo.

Diferenças de vendas na loja física e loja virtual

Ter uma loja virtual é um processo que requer paciência e um planejamento prévio. É necessário levar em consideração que as lojas virtuais são em número muito maior do que as lojas físicas, atualmente.

Tanto as lojas físicas de envelope papel kraft personalizado quanto as lojas de envelope de segurança estão no mesmo patamar de classificação de varejo. Mesmo porque para os compradores isso não faz a menor diferença na comercialização.

Porém, existem muitas diferenças entre as vendas por uma loja física ou virtual que precisam ser consideradas, tais como:

Investimento inicial

A primeira diferença que deve ser analisada entre ambas refere-se ao investimento inicial. Os custos iniciais de uma loja virtual são bem menores do que os gastos em uma loja física.

É simples entender porque a loja física tem custos com aluguel, pagamento do IPTU, e dos salários dos funcionários, por exemplo. 

Já as lojas virtuais não possuem tais gastos e podem direcionar o orçamento para as ações de marketing para divulgar seu site.

Isso não significa que as lojas virtuais de andador para deficiente físico não terão despesas com domínio e hospedagem do site, mas é perceptível a diferença de investimentos entre uma e outra.

Preocupação com o local

As lojas virtuais não necessitam de um bom ponto comercial, pois não dependem do número de pessoas que passam na rua para vender seus produtos ou serviços, porque pela internet as vendas podem ser realizadas para o mundo inteiro.

Isso não ocorre com as lojas físicas, que necessitam de um espaço adequado para receber os clientes de saco de papel kraft reforçado e ainda gastam com folders e cartões de visitas para informar telefones de contato e nome dos vendedores.

Custos com marketing

Tanto as lojas físicas quanto as virtuais precisam utilizar estratégias de marketing para realizarem suas vendas. Porém, a divulgação é feita de formas diferentes.

As lojas físicas ainda usam as formas tradicionais de publicidade como ouso de outdoors e panfletos, e as lojas virtuais utilizam estratégias de marketing digital de ponta para atraírem os clientes.

Portanto, existe uma enorme diferença entre os custos com marketing de ambas, principalmente, quando utilizam as redes sociais, que mudam imensamente as vendas de curso pizza napoletana, por exemplo.

Atendimento ao cliente

Não seria possível falar de comércio varejista de qualquer tipo de negócio sem considerar o atendimento ao cliente.

Se por um lado as lojas virtuais são mais convenientes para os clientes, pois permitem que eles pesquisem livremente, por outro lado é possível que surjam problemas como não conseguir ver ou trocar o produto que foi vendido, por exemplo.

Um dos principais desafios para as lojas online é pensar em como oferecer uma experiência personalizada para o consumidor, pois em uma loja física o atendimento ao cliente é imediato.

Os comerciantes que possuem lojas virtuais precisam pensar em meios de fornecer uma experiência personalizada para cada cliente, para mais tarde conseguir torná-lo fiel à marca.

Despesas para manter o ponto de vendas

Mesmo que existam gastos para manter uma loja virtual como domínio e hospedagem do site, marketing, entrega, trocas e devoluções, os custos de manutenção são extremamente menores do que os que ocorrem em uma loja física.

As lojas físicas normalmente precisam investir em pontos de vendas dos seus produtos ou serviços, mas em lojas virtuais, independentemente do segmento em que atuam, isso não ocorre porque as vendas se dão apenas pela internet.

Horário de funcionamento

Uma das principais desvantagens dos dois tipos de loja é o horário de funcionamento. As lojas virtuais funcionam todos os dias do ano, 24 horas e o cliente tem a oportunidade de comprar o que quiser, mesmo que seja às 4 horas da manhã.

Já as lojas físicas funcionam, em sua maioria no horário comercial, aumentando o pagamento de horas extras quando elas ficam abertas além desse horário, aumentando as despesas gerais.

Com as lojas virtuais não existe esse problema e elas podem realizar vendas e gerar lucros o tempo todo, permitindo que o cliente escolha o melhor horário para comprar.

Ações de marketing que impulsionam um site

Elas são muitas e cada empresa vai aplicá-las de acordo com os objetivos que desejam alcançar e é claro que aumentar as vendas é tudo o que ela quer, para que os lucros sejam bem maiores. Algumas delas são:

  1. Investir em marketing de conteúdo;
  2. Utilizar e-mail marketing;
  3. Focar nas redes sociais;
  4. Criar um blog corporativo;
  5. Ter um whatsapp apenas para a empresa;
  6. Otimizar o site para celulares;
  7. Ser parceiro de influenciadores digitais;
  8. Publicar vídeos;
  9. Investir em tráfego pago.

Quando o assunto é impulsionar o site, além das ações citadas, a empresa também pode se concentrar nas suas estratégias e alguns exemplos que podem ser aplicados são: 

  • Marketing digital para promover produtos e serviços;
  • Marketing de relacionamento para fidelizar e conquistar novos clientes;
  • Marketing de produto para divulgação e comercialização;
  • Marketing de guerrilha para impressionar o cliente;
  • Marketing viral para explorar as conexões entre as pessoas.

Além de marketing social em campanhas para redução e solução de problemas, marketing Pessoal para aumentar o valor da imagem da empresa, e marketing humanizado.

Considerações finais

Existem diversas formas de promover o site de uma loja virtual. As diversas ações apontadas são maneiras eficientes de alavancar a vendas e aumentar os lucros financeiros.

Essas ações podem divulgar novos produtos e serviços, por meio de informações que vão aproximar cada vez mais clientes e aprimorar o relacionamento entre eles e a empresa.

Lojas físicas e virtuais trabalham de forma diferente entre si, mas o objetivo de ambas nada mais é do que tornar a experiência do cliente cada vez melhor, ainda que as lojas físicas tenham despesas bem maiores do que as virtuais.

Para as empresas é extremamente importante estar presente na internet nos últimos tempos, porque o ambiente online não só impulsiona uma marca, mas também proporciona conforto e segurança para os clientes comprar nesse tipo de comércio. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.