A artista paraibana Yasmin Formiga abre o calendário 2022 de atividades do projeto ExpoSesc, com a exposição “É TUDO CONCRETO?”. O vernissage tem início a partir das 19h desta quarta-feira (13), na galeria de Artes Visuais do Hotel Sesc Cabo Branco, em João Pessoa. Com curadoria de Walter Arcela, a exposição ficará aberta ao público até o dia 8 de maio.
“É TUDO CONCRETO?” reúne obras em linguagem contemporânea, objetos instalativos, esculturas e técnicas mistas onde materiais orgânicos e inorgânicos são fundidos a fim de “provocar uma superação da suposta relação antagônica entre natureza e vida urbana”, diz Arcela, curador da exposição.
Questionando a ideia de uma existência humana separada da natureza, Yasmin propõe reflexões sobre o experienciar do mundo e aproxima sua produção estética de tendências como a land art, naturalismo integral e artes da terra.
“As obras de Yasmin Formiga admitem a natureza como uma imensa multidão de formas, incluindo a presença humana como parte deste todo, contrariando a separação instituída pelo antropoceno nas sociedades contemporâneas. Difunde-se assim uma narrativa possível acerca da humanidade que podemos ser, refletida nas dinâmicas de corpos e afetos acolhidas e entrosadas ao habitat Terra, e por fim, revela que as transformações partem também da potência do afeto”, reflete Walter.
Yasmin Formiga é natural de Santa Luzia, Sertão da Paraíba, e busca evocar a essência da região para que desvios sejam criados dentro da arte contemporânea. Denunciando injustiças e propondo uma arte libertária, a paraibana trabalha com escultura, pintura, instalação e a performance como linguagem do seu fazer artístico.