João Pessoa 29.13ºC
Campina Grande 25.9ºC
Patos 31.74ºC
IBOVESPA 128465.69
Euro 5.46
Dólar 5.0756
Peso 0.0058
Yuan 0.7032
Eco Parque Angicos, em Bananeiras: aventura e diversão para todas as idades
19/01/2023 / 15:18
Compartilhe:

Nem só de belas praias e águas tépidas é feito o turismo na Paraíba. A região do Brejo Paraibano reserva muitas e surpreendentes atrações, com opções para todas as idades e um dos destaques é o Eco Parque Angico.

Inaugurado em julho do ano passado e localizado no município de Bananeiras (PB), na Fazenda Angicos, o Eco Parque oferece um conjunto de opções de atividades com uma pegada de aventura e, em nenhuma delas, a diversão escapa. Estamos falando de tirolesas enormes ou um balanço gigante que dá a sensação de estarmos voando ou quase suspensos na imensidão do céu.

 

O Eco Parque Angicos é um empreendimento do Grupo SCP, na zona rural, distante apenas 9 km do centro de Bananeiras. Segundo seu líder, Orlando Padilha Filho, o Grupo adquiriu a Fazenda Angicos faz quatro anos e, além de iniciar a criação de gado Nelore e instalar o criatório de tilápias, vislumbrou de imediato a vocação do local para a ativação do turismo de aventura, que sempre teve a sua atenção. Além disso, Orlando identificou que a região era carente de atividades que mantivessem o turista na cidade por mais tempo, mais que apenas um dia ou um final de semana entre sábado e domingo.

 

E foi assim, conhecendo e se inspirando em parques similares pelo Brasil, como o Alpen Park em Gramado, por exemplo, que Orlando, com assessoria especializada  em construção de grandes parques pelo país para planejar, projetar e construir o Eco Parque Angicos. Um estudo minucioso foi feito, considerando e de acordo com todas as normas e protocolos construtivos e de segurança previstos nas NBR´s, aprovadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

 

Antes da inauguração, a equipe, que instrui as pessoas e cuida da montagem e desmontagem dos equipamentos de segurança necessários para as atividades, passou por um rigoroso treinamento de 10 dias com um time de experts, e o foco principal foi a segurança das atrações, dos usuários e também a sustentabilidade.

 

Atrações especiais do Eco Parque Angicos

 

Desde a inauguração, o Eco Parque Angicos tem recebido famílias inteiras e muitos grupos que, em geral, preferem passar um dia inteiro para curtir todas as atrações mais de uma vez. A compra dos pacotes “combo” permitem que os usuários usufruam de todas as opções por quantas vezes quiserem. No entanto, existe a opção de pagar separadamente por cada uma das atrações. As mais concorridas são as tirolesas, seguidas pela Bolha D’água, as preferidas das crianças. No verão, a tirolesa molhada, com cerca de 190 metros, também é sucesso, porém, a seca, com 250 metros, não fica muito atrás.

Também é sucesso os circuitos de arvorismo, um para adultos e outro para crianças, que, além de divertidos, ainda podem ser usados para trabalhar equilíbrio, autoconfiança e ainda permitem observar a natureza de um outro ponto de vista.


Já o Balancê, um balanço enorme com nove metros de altura, é mais concorrido perto do final da tarde pois tem a vista para o mais belo pôr do sol do Brejo Paraibano, rendendo muitas fotos instagramáveis.

Restaurante Engenho

 

Uma vinícola uruguaia nos arredores de Montevidéu inspirou Orlando Padilha Filho na concepção do Restaurante Engenho, que atende os visitantes do Eco Parque e oferece, além de sugestão diária do chef, cardápio variado baseado na culinária regional, com destaque para buchada, galinha guisada, tilápia do criatório próprio da Fazenda. Completam o cardápio os petiscos, drinks e sucos para todos os gostos.

 

Outro diferencial do Restaurante Engenho são os vinhos Fazenda Angicos, edição especial da vinícola Família Bebber, localizada em Flores da Cunha (RS), reconhecida por colocar no mercado rótulos premiados.


Outras curiosidades da produtiva Fazenda Angico

 

A neoclássica Fazenda Angicos data de 1860 e é considerada um joia da arquitetura paraibana, com seu belíssimo casarão recém-restaurado. A Fazenda atravessou todos os ciclos de desenvolvimento da região: café, cana de açúcar, pimenta do reino, banana, sisal, gado de leite e, hoje, de corte. O engenho da Fazenda Angico está sendo restaurado para abrigar, em breve, um museu que contará toda essa história por meio de um acervo (ainda em formação) de peças e  documentos que representarão os ciclos produtivos desde a sua fundação.

 

Além de aventura e história, a Fazenda Angico é forte na produção de gado Nelore puro, trabalhando com transferência de embrião em barrigas de aluguel, fertilização in vitro, inseminação artificial e atendendo mercados na Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco. A Fazenda também fornece tilápia para esses mesmos estados.


Dicas para aproveitar 100% do Eco Parque Angicos

 

Para usufruir todas as atrações do Eco Parque Angicos com segurança e tranquilidade é recomendado o uso de tênis, principalmente para o arvorismo, evitar o uso de saias, vestidos e salto alto, além de acessórios nas mãos e braços (anéis e pulseiras). Durante os meses de alta temporada (férias de julho e verão) o funcionamento é de quinta a domingo, das 9 às 17 horas. Nos demais meses, o Eco Parque Angicos funciona de sexta a domingo, nos mesmos horários. Acesse o perfil do Eco Parque no Instagram para mais informações.

Multiplicidade de atrações no Brejo Paraibano alavancam crescimento

 

O Brejo Paraibano vive um ciclo virtuoso de crescimento. Segundo Glauco Morais, CEO da consultoria imobiliária Plano 83 e que atua na região, a instalação de complexos de entretenimento como o Eco Parque Angicos, por exemplo, só vem corroborar o potencial para a indústria do turismo e para novos negócios em suporte a esse crescimento. Glauco Morais tem acompanhado de perto essa evolução desde 2008 por frequentar a região e, principalmente, quando iniciou o planejamento do lançamento do empreendimento Alteza Condo Resort, na cidade de Bananeiras.

O CEO da Plano 83 destaca também o alto poder de crescimento e valorização, em especial, do setor imobiliário. Criterioso em suas análises e nos projetos que cuida da gestão, Morais está se preparando, junto com sua equipe e apoio do Sin Group, ecossistema de empresas de marketing e comunicação, para o lançamento de três empreendimentos em Bananeiras: um condomínio de lotes com grande potencial de valorização, um condomínio de chalés e ainda um condomínio de flats de alto padrão com solução de gestão de locação como conceito.

Glauco Morais sugere: “visite a região do Brejo Paraibano. Se já conhece e não frequenta há muito tempo, vai se surpreender com as novidades. Se não conhece, não perca tempo e venha com toda a família, pois encontrará temperaturas amenas e opções de lazer e entretenimento para todas as idades”.