Como se sabe, aplicativos como Instagram e Tiktok fizeram dos filtros um elemento obrigatório em fotos vídeos. Entretanto, quando mal utilizado, esse recurso pode reduzir a qualidade das imagens, tornando-as superficiais e pouco chamativas.
Diante desse cenário, decidimos trazer algumas dicas de edição para que você consiga tirar uma foto profissional sem a necessidade de exagerar nos filtros. Acompanhe!
De antemão, saiba que não existe um estilo de edição mais certo do que o outro. Na verdade, o intuito aqui é desenvolver um modelo de trabalho que funcione para você e que esteja de acordo com os seus gostos.
Por exemplo, pode ser que seu estilo esteja ligado a cores mais quentes como o amarelo ou o laranja. Ou quem sabe você prefira utilizar técnicas de subexposição nos seus ensaios, com cores mais fortes e outras mais suaves?
Em suma, o modo como você edita suas fotos será o seu diferencial, ao passo que, com o passar do tempo, ficará mais fácil de encontrar clientes interessados na sua forma de trabalho.
Ao contrário do que muita gente pensa, a parte de edição não está exclusivamente relacionada aos softwares de computador. Assim, trabalhar a luz nas suas fotos evita que você tenha que realizar correções de contraste, intensidade e exposição.
De modo geral, procure fotografar na parte da manhã e no final da tarde, já que a luz do sol nesse horário se mostra mais flexível.
Para editar as imagens que não ficaram com uma qualidade muito boa, a dica é corrigir todos os pontos da foto onde a luz está menos intensa, além de trabalhar as sombras e os realces.
É comum vermos fotógrafos iniciantes com dificuldades para editar o básico nos softwares de edição – seja por falta de prática ou até mesmo por deixarem esse serviço para última hora.
Se esse for o seu caso, é fundamental que você tire um tempo do seu dia para praticar suas habilidades na frente do computador. Selecione algumas fotos que você gosta e comece a treinar as edições mais simples.
Em suma, isso não apenas desenvolverá o seu lado criativo, como também te ajudará a ter novos insights para os próximos projetos.
A curva de tons é certamente uma das etapas mais importantes na edição de fotos, pois através dela você poderá alterar diversos aspectos relevantes como o contraste e a temperatura das fotos.
Vale lembrar que muitos fotógrafos profissionais preferem alterar o contraste na curva de tons do que nas ferramentas desenvolvidas justamente com esse intuito.
Para quem tem dificuldades em utilizar o Photoshop, o Adobe Lightroom acaba se tornando uma excelente opção. Isso porque ele é mais simples de trabalhar, além de contar com algumas funcionalidades exclusivas.
Por fim, o programa é recomendado para fotógrafos que possuem um grande fluxo de trabalho, sejam eles profissionais ou amadores.
O Photoscape é recomendado para aqueles que não podem investir num programa mais sofisticado no momento. Geralmente, esse software é usado para fazer ajustes pontuais nas fotos, fazendo dele uma ferramenta perfeita para quem está iniciando no mundo da edição.
Apesar de ser gratuito, o programa possui funções excelentes e é considerado um dos mais completos da atualidade.
Um dos grandes benefícios do Capture One é a possibilidade de transferir os projetos para a nuvem e ainda compartilhar o progresso com diferentes pessoas. Embora ele não seja gratuito, a empresa oferece 30 dias grátis para testar e se adaptar ao aplicativo.
O Corel Paint Shop Pro vem ganhando cada vez mais espaço no mercado, aumentando sua base de usuários ano após ano. Assim como o Photoscape, seu modo de funcionamento é muito simples e não exige que o usuário seja um profissional da edição.
Você pode adquirir o Corel Paint Shop Pro por um preço muito mais baixo que o Photoshop, e ainda com uma versão em português.
Gostou das nossas dicas? Então não deixe de acompanhar o nosso blog para mais artigos como esse.