O senador trouxe ao centro do debate, na 2ª Convenção Estadual Lojista, a relação entre a agenda do Poder Público e os desafios diários do setor produtivo no Brasil.
Com uma fala inspiradora e carregada de conteúdo técnico, o senador Efraim Filho (UB-PB) participou como painelista da 2ª Convenção Estadual Lojista, promovida pela Federação Varejista do Rio Grande do Sul, na cidade de Gramado, durante este fim de semana.
Convidado para falar sobre Reforma Tributária, Efraim foi categórico ao dizer que a Reforma, em fase final de regulamentação no Congresso, não pode resultar em aumento da carga tributária: “O objetivo não é resolver a vida do governo, mas simplificar a vida de quem produz. Um sistema mais justo tem que resultar em produto mais barato na gôndola, mais competitividade e mais poder de compra para o trabalhador.”
Durante sua fala, Efraim ressaltou que a “Reforma Tributária precisa ser um instrumento de simplificação, de estímulo à competitividade e de alívio para quem carrega o país nas costas: os empreendedores”. Ele também fez questão de dizer que “cidadania fiscal significa saber quanto se paga de imposto, com transparência e respeito ao contribuinte”.
Segundo o parlamentar, “a democracia de verdade acontece na prateleira do supermercado, na criação de empregos e na segurança de poder andar na rua. Um sistema tributário que encarece a comida e sufoca quem empreende ataca diretamente essa democracia do dia a dia”.
Presidente da Frente Parlamentar do Comércio e Serviços, Efraim tem atuado para aperfeiçoar o ambiente de negócios no Brasil, sendo uma das vozes mais ativas entre o setor produtivo e o Parlamento. Com uma conduta técnica, propositiva e conectada à realidade do país de norte a sul, o senador paraibano mostrou porque é hoje uma das vozes mais respeitadas do Congresso Nacional quando o assunto é desenvolvimento econômico, ambiente de negócios e justiça tributária.
Em um painel que durou mais de três horas, Efraim destacou-se não apenas pela clareza nas ideias, mas pela capacidade de traduzir temas complexos em mensagens compreensíveis e mobilizadoras, o que tem tornado o senador uma presença cada vez mais requisitada como palestrante em fóruns de todo o país.
Além da agenda tributária, Efraim relembrou sua atuação em prol do estado após a tragédia climática e elogiou o exemplo de coragem que o Sul deu ao Brasil. “No Rio Grande do Sul, o varejo mostrou ao Brasil e ao mundo uma resiliência que serve de exemplo para todos nós. Não é só sobre números — é sobre reconstrução, sobre coragem e trabalho que não deixaram este estado parar”, finalizou.