O senador Efraim Filho (União Brasil) afirmou, na tarde desta segunda-feira (18), durante sessão solene na Câmara Municipal de João Pessoa, que o prefeito Cícero Lucena (PP) terá espaço garantido na oposição caso decida se afastar do atual governo estadual. A declaração foi dada durante a solenidade de entrega do título de cidadão pessoense ao prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil).
Efraim destacou que a atual gestão estadual e o grupo político que comanda a Paraíba já estão no poder há 16 anos e que esse longo período tem acumulado desgastes, abrindo margem para mudanças. O senador reforçou que, caso Cícero Lucena decida pelo rompimento, será necessário que essa decisão esteja alinhada ao propósito de derrotar o atual projeto que governa o Estado.
Na avaliação do parlamentar, há um esgotamento do modelo adotado pelo grupo que ocupa o comando do Executivo paraibano, o que favoreceria um movimento de unidade da oposição. Ele recordou ainda, ao falar sobre os movimentos do prefeito da capital e do presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (Republicanos), que, em 2022, tomou a decisão de romper com o grupo que compõe a base governista por defender critérios como a utilização de pesquisas para a definição de candidaturas, fator que, segundo ele, pavimentou sua independência política.
Efraim considerou que o cenário atual caminha para um novo rompimento, com espaço para lideranças que queiram se somar à construção de um projeto alternativo ao que governa a Paraíba há quase duas décadas.