O senador paraibano Efraim Filho (União Brasil) foi eleito presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional nesta quinta-feira (10/4). Considerada uma das mais estratégicas do Parlamento, a comissão é responsável por analisar e fiscalizar o orçamento da União. A escolha de Efraim ocorreu por aclamação, durante a sessão de instalação da nova composição do colegiado.
A presidência da CMO alterna-se anualmente entre Senado e Câmara, e neste ciclo cabe a um senador ocupar o cargo máximo, enquanto deputados assumem as relatorias da Lei Orçamentária Anual (LOA) e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Para 2026, os nomes indicados foram os deputados Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL) para a LOA e Carlos Zarattini (PT-SP) para a LDO.
No discurso de posse, Efraim reforçou o compromisso com a responsabilidade fiscal e o bom uso dos recursos públicos. “As despesas obrigatórias são 90% do orçamento do Brasil. Apenas 10% são discricionários. É por isso que temos a responsabilidade de saber escolher bem e entender que as palavras da moda no Brasil, equilíbrio e responsabilidade fiscal, devem ser a premissa desta comissão. Equilíbrio não se faz apenas pelo lado da receita, aumentando imposto para arrecadar, arrecadar e arrecadar. Também se faz pelo lado de despesa. É qualificar o gasto público, reduzir custos e eliminar o desperdício”, afirmou.
Além de Efraim, os senadores paraibanos Veneziano Vital do Rêgo (MDB) e Romero Rodrigues (Podemos) também foram nomeados como membros titulares da CMO, ampliando a representatividade do estado nas decisões sobre o orçamento nacional. A CMO é composta por 40 membros titulares, sendo 30 senadores e 10 deputados.