João Pessoa 24.13ºC
Campina Grande 22.9ºC
Patos 26.75ºC
IBOVESPA 128150.71
Euro 5.5439
Dólar 5.1043
Peso 0.0058
Yuan 0.7064
Efraim Filho: “No parlamento, entre o ideal e o possível há uma ponte muito larga”
18/11/2021 / 06:16
Compartilhe:

Em entrevista ao programa Ponto a Ponto, da Band News, na noite desta quarta-feira (17), o deputado federal paraibano Efraim Filho (União Brasil) disse que “no parlamento, entre o ideal e o possível há uma ponte as vezes muito larga. Preferimos caminhar com o possível”. Efraim se referiu à desoneração da folha de pagamento até 2023, e não 2026, como previa inicialmente. Segundo ele, o texto final foi fruto de uma “construção de consensos” na Câmara.

Na tarde da quarta-feira (17), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de autoria de Efraim que prorroga até 31 de dezembro de 2023 a desoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia, considerados os principais geradores de emprego no país. Aprovado em caráter conclusivo, a matéria poderá seguir para o Senado sem antes passar pelo Plenário.

De acordo com o deputado, a desoneração preserva empregos e garante a criação de novos postos. O projeto reuniu diversos setores e partidos de base e oposição na Câmara.

Entre os setores beneficiados, estão: calçados, call center, comunicação, confecção/vestuário, construção civil, empresas de construção e obras de infraestrutura, couro, fabricação de veículos e carroçarias, máquinas e equipamentos, proteína animal, têxtil, entre outros.

“O primeiro objetivo é evitar a demissão em massa. É incompreensível no cenário de hoje você pensar em aumento de carga tributária nos setores que mais empregam. Ou seja, se aumentariam impostos. Não é hora de o governo pensar em arrecadar mais, é hora de pensar em preservar empregos. Esse sim o maior desafio da nação hoje, que é preservar os empregos que existem e gerar novas oportunidades”, disse o deputado.