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Eleição para Senador na PB: Sergio Queiroz e Ricardo lideram engajamento nos Instagram; Efraim Morais foi o que mais cresceu nos últimos dias
23/07/2022 / 16:30
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O pastor Sergio Queiroz (PRTB), é o pré-candidato ao Senado com maior engajamento no Instagram, contabilizando nas dez últimas postagens, até o dia 21 de julho, com uma média de 86,4 comentários e 1.147 curtidas. O diagnóstico das análises foi realizado pela empresa de tecnologia e pesquisa, Keek – Inteligência Analítica.

No ranking dos parlamentares com mais comentários no Instagram, o ex-governador Ricardo Coutinho (PT) ocupa o segundo lugar com média de 57,1 comentários. Em terceiro,  aparece o deputado federal Efraim Morais (União Brasil) com média de 28,9 comentários. Por fim, Bruno Roberto (PL), que tem uma média de 18,1 comentários por postagem. 

Quando analisados os perfis que  recebem mais curtidas no Instagram, o mesmo ranking se repete, com Ricardo Coutinho  ficando em segundo lugar com média de 57,1 curtidas. O terceiro lugar é ocupado por Efraim Morais, que tem uma média de 28,9 curtidas. Em quarto lugar aparece Caio Roberto com média de 18,1 curtidas.

Ricardo Coutinho tem 77,8 mil seguidores e uma média de 57,1 comentários por post. Efraim tem 49,5 mil seguidores e 28,9 comentários por cada postagem. Pastor Sérgio com 58,1 mil seguidores, tem 86,4 interações a cada novo conteúdo e Bruno Roberto com 18,8 mil seguidores tem 18,1. Isso significa dizer que a grande maioria dos seguidores não interagem com as páginas desses pré-candidatos.

Efraim Moraes e Pastor Sérgio Queiroz são os que atraíram mais seguidores nos últimos dias

O estudo também levantou o crescimento de seguidores entre os dias 01 a 21 de julho. O deputado federal Efraim Morais (União Brasil) aparece mais uma vez em primeiro lugar com um aumento de 1.310 seguidores, o pastor Sergio Queiroz (PRTB) ocupa o segundo lugar com um aumento de 1.073 seguidores. Em terceiro lugar, vem Ricardo Coutinho (PT) com crescimento de 823 seguidores. Em quarto lugar aparece Bruno Roberto (PL) com aumento de 351 seguidores.

Em termo relevância, o Instagram considera o engajamento do “comentário” mais importante que a “curtida”, por entender que aquele perfil detém o poder de atrair comunidades.

A pesquisa analisou o Instagram por ser a rede social com o maior número de usuários no estado. O Brasil conta hoje com 110 milhões de usuários na rede e é o terceiro país do mundo no ranking, perdendo apenas para os Estados Unidos e Índia. 

Os estudos mostram que metade das pessoas que estão no Instagram acessa a plataforma via o Instagram Stories diariamente. Vale mencionar que um terço das Stories mais visualizadas na plataforma foram criadas por marcas, o que significa dizer que os políticos irão disputar espaço não só com outros políticos mas principalmente pelas empresas que hoje dominam metade do Instagram. 

O diferencial de Pastor Sergio

O Pastor Sergio Queiroz (PRTB) vem sendo um diferencial entre os pré-candidatos. Ele foge dos tradicionais posts e vem investindo em Reels, ferramenta responsável pela maior propagação no Instagram.

Efraim uso pouco Reels 

O foguete de Efraim Morais (União Brasil) ainda não engatou a marcha no Instagram. Apesar do primeiro lugar no aumento de seguidores, o perfil não vem gerando engajamento. Diferente do Pastor Sérgio, o parlamentar não fez Reels nos últimos 10 posts. Os números refletem o não uso estratégico da rede.

Bruno ainda não se estruturou 

A campanha de Bruno Roberto (PL) está perdendo uma enorme oportunidade de colar na guerrilha de Bolsonaro na rede. Especialistas ouvidos pelo F5 Online afirmam que se ele colar sua estratégia digital com Cabo Gilberto, por exemplo, teria um enorme resultado. 

Opinião do especialista

Para o publicitário Ruy Dantas, do Sin Group, o Instagram é a rede social dos últimos anos. Desde a inclusão dos Stories em 2016 e a possibilidade de fazer lives no Instagram, e agora com os Reels, a mídia tem obtido cada vez mais usuários e interações. 

Segundo ele, no seu relatório trimestral deste ano, a Meta – empresa dona das plataformas do Instagram, Facebook, WhatsApp e Messenger – anunciou que os vídeos Reels representam mais de 20% do tempo que os usuários passam no Instagram.

“Já está bem claro que o tipo de conteúdo mais visto no Instagram é o vídeo, com crescimento de 80% em visualizações em relação a 2016”, afirmou.

Ao observar os desempenhos dos candidatos ao senado Ruy Dantas disse que o baixo engajamento de todos reflete o desafio de fazer uma campanha disputando não somente com outros candidatos mas com as marcas. 

“Ora, a timeline do eleitor é invadida hoje por dezenas de candidatos e marcas fortes como Americanas, Amazon, Magalu, entre outras. É muita gente impulsionando ao mesmo tempo para a mesma base. Isso gera um engarrafamento na entrega de conteúdo. Portanto, nessa eleição o desafio não é apenas gerar conteúdo e impulsionar achando que está resolvido. Atrair sete segundos na mente das pessoas virou uma tarefa para publicitário e engenheiro de dados. Sem isso, muita gente vai jogar dinheiro fora’, acrescenta Ruy Dantas.

Segundo ele, o eleitor brasileiro passou em 2021 quase cinco horas e meia por dia, em média, diante de seus aparelhos de celular, segundo um relatório lançado pela empresa de análise de mercado digital App Annie.

“É como se os brasileiros passassem mais de um terço do tempo que estão acordados (considerando uma noite de sono de 8h) ligados no celular”, arremata.

Nesse período passado diante do aparelho, 7 de cada 10 minutos foram em aplicativos de redes sociais, fotos e vídeos – principalmente no TikTok.