Termina nesta quarta-feira (4) o prazo para que brasileiros a partir de 16 anos façam a emissão, regularização ou transferência do documento a tempo de votar nas eleições 2022. Na Paraíba, ainda há cerca de 271,9 mil pessoas com títulos cancelados e passíveis de regulação. O estado conta com 3.042.950 milhões de eleitores aptos a votarem no pleito deste ano, cujo primeiro turno está marcado para 2 de outubro.
O procedimento pode ser feito pela internet, por meio do Título Net , até as 23h59 de hoje, ou de forma presencial nos cartórios eleitorais. Com a demanda, as zonas eleitorais do interior estão funcionando de 7h às 14h e as de João Pessoa e Campina Grande, das 8h às 19h.
De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), José Cassimiro, os paraibanos que quiserem obter atendimento online contam com o WhatsApp 3512-1500. Há também o atendimento através do site do TRE-PB para demandas como primeira emissão, modificação, transferência de município, entre outros.
“Esse é um prazo instituído pelo código eleitoral, não tem prorrogação, quem não resolver [hoje] só vai poder resolver depois das eleições em novembro, que é quando reabrirá o cadastro para atendimento do eleitor”, comentou Cassimiro.
Para tirar o documento pela primeira vez, é necessário que o futuro eleitor informe, na página de requerimento do sistema Título-Net, a unidade da federação em que reside. Após esse procedimento, aparecem na tela informações sobre a digitalização dos documentos necessários para a solicitação: uma foto tipo selfie segurando um documento de identificação, comprovante de residência atualizado e certificado de quitação de serviço militar, para homens de 18 a 45 anos.
Depois do envio dos dados, os documentos serão analisados pela Justiça Eleitoral. O acompanhamento da solicitação pode ser feito também pelo site.
Os que desejam realizar alguma alteração no cadastro eleitoral, devem conferir a situação junto à Justiça Eleitoral, também pela internet. Em seguida, é preciso acessar o sistema Título-Net, solicitar requerimento para o atendimento desejado e enviar a documentação necessária para regularização.
Outra maneira de consultar eventuais pendências junto à Justiça Eleitoral é por meio do aplicativo e-Título, que pode ser baixado gratuitamente em qualquer plataforma Android ou iOS.