A cidade de Sapé, na Zona da Mata paraibana, é o 10º maior colégio eleitoral da Paraíba. Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), o município tem 37.345 eleitores, o que corresponde a 1,16% do total de eleitores no estado. Para as Eleições 2024, três candidaturas estarão em disputa pela prefeitura: Major Sidnei (Republicanos), Roberto Feliciano (Progressistas) e Zé Feliciano (PSDB).
VEJA MAIS:
+ Eleições 2024 em Guarabira: veja quem são os candidatos e entenda a disputa pela prefeitura
Para que você entenda melhor este cenário, o F5 Online reuniu informações sobre os candidatos.
Atual prefeito e candidato a reeleição, Major Sidnei – como o próprio nome artístico traz – era policial militar e construiu uma relação com a cidade de Sapé, através da sua atuação como comandante da 7ª Companhia de Polícia Militar sediada na cidade.
Eleito pelo partido Podemos nas Eleições de 2020, ele disputará a reeleição ao lado da mesma candidata a vice-prefeita: Lenilda Leôncio, filiada ao União Brasil.
Sidnei Paiva de Freitas tem 53 anos, se declara branco, casado, prefeito, ensino superior completo e, de acordo com dados fornecidos à Justiça Eleitoral, possui R$ 431.896,50 em bens.
Assim como seu irmão (Zé Feliciano), Roberto Feliciano também tenta voltar ao comando da prefeitura de Sapé na condição de prefeito. Eleito (2012) e reeleito (2016), de acordo com a Justiça Eleitoral, esta será a sua quarta disputa pelo cargo político máximo da Terra do Abacaxi.
Nos pleitos em que logrou êxito, foi eleito pelo partido PSB, mas agora disputa a prefeitura pelo Progressistas (PP). O seu vice será Dr. Márcio, do Solidariedade.
Flávio Roberto Malheiros Feliciano tem 71 anos, se declara pardo, divorciado, agrônomo, tem ensino superior completo e, de acordo com dados fornecidos à Justiça Eleitoral, possui R$ 368 mil em bens.
Irmão do também ex-prefeito Roberto Feliciano, Zé volta à cena política disputando um processo eleitoral após um tempo afastado por motivos de saúde. Prefeito (1982-1988 e 2000-2004) e vereador (2008-2012), Zé Feliciano ainda foi eleito deputado estadual (1990-1994).
Sem ocupar cargo eletivo desde quando encerrou o mandato como vereador em 2012, Zé Feliciano não disputou nenhuma eleição desde então. Um fato relacionado a isso foi ele ter enfrentado uma doença grave, que prejudicava exatamente a sua capacidade de falar. Na época, os médicos recomendaram que ele priorizasse o seu tratamento de saúde, já que uma campanha política seria algo que exigiria muito esforço, pois o político utilizava aparelhos para o referido tratamento.
José Feliciano Filho tem 73 anos, se declara branco, viúvo, aposentado, tem ensino superior completo e, de acordo com dados fornecidos à Justiça Eleitoral, não possui bens. O candidato a vice-prefeito na sua chapa é Zé Carneiro, do Podemos.