João Pessoa 24.13ºC
Campina Grande 19.9ºC
Patos 23.38ºC
IBOVESPA 127733.88
Euro 6.1162
Dólar 5.8061
Peso 0.0058
Yuan 0.8018
Eleições 2024: TRE indefere registro de candidatura de Chico Mendes a prefeito de Cajazeiras
09/09/2024 / 15:27
Compartilhe:
Deputado Chico Mendes em entrevista ao F5 | Foto: Juliana Carneiro

De forma unânime, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Paraíba decidiu indeferir o pedido de registro de candidatura do deputado estadual Chico Mendes (PSB), candidato a prefeito da cidade de Cajazeiras.

VEJA MAIS:
+ Juiz do TRE-PB vota para barrar candidatura de Chico Mendes e pedido de desembargador suspende a audiência

O julgamento terminou há pouco. Todos os magistrados, com exceção do juiz Fábio Leandro que se absteve, votaram acompanhado o relator – juiz Bruno Teixeira. Ele havia opinado por barrar o registro de candidatura.

+ Receba as notícias do F5Online no WhatsApp

A ação de impugnação tinha sido movida em primeira instância pelo Ministério Público Eleitoral, tendo por base jurisprudência do STF e uma resposta do TSE sobre a figura do “prefeito itinerante” – cujos mandatos são consecutivos, mesmo que em cidades diferentes.

Em primeira instância o registro de candidatura foi liberado. O magistrado entendeu que Mendes interrompeu os mandatos ao renunciar ao cargo de prefeito para a disputa de uma vaga na Assembleia Legislativa em 2022. Ele foi prefeito eleito de São José de Piranhas em 2016 e reeleito em 2020.

Em resposta a uma consulta recente, contudo, o TSE entendeu que em casos semelhantes a renúncia não afasta a continuidade do terceiro mandato.

Depois da liberação inicial o MPE recorreu ao TRE. A defesa de Chico Mendes pode recorrer da decisão. Os advogados dele têm dito que acreditam numa mudança de entendimento do Plenário do TSE quando o órgão for analisar a matéria.

*Com informações do blog Pleno Poder, do Jornal da Paraíba