O Elevador da Glória, um dos principais pontos turísticos de Lisboa, descarrilou e tombou nesta quarta-feira (3), deixando 15 mortos e cerca de 18 feridos, segundo a Polícia de Segurança Pública (PSP). Entre os feridos, cinco estão em estado grave.
De acordo com o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), há vítimas portuguesas e estrangeiras. Até o momento, não há registro de brasileiros entre os atingidos, informou o embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro Silva.
O acidente ocorreu por volta das 18h05 no horário local (14h05 em Brasília). A emissora SIC atribuiu a causa a um cabo que se rompeu, enquanto a RTP destacou que as autoridades investigam também uma possível falha nos freios.
O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou a tragédia e decretou luto nacional nesta quinta-feira (4). Em nota, expressou solidariedade às famílias das vítimas e cobrou esclarecimentos sobre o caso.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o funicular destruído após o acidente. O Elevador da Glória, em funcionamento desde 1885, liga a Praça dos Restauradores ao Jardim de São Pedro de Alcântara, no Bairro Alto. Ele tinha passado por reparação geral em 2022 e manutenção periódica em 2024.
+ Receba as notícias do F5 Online no WhatsApp
*com informações do g1